A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cada um cuida da própria vida...


Por: Carlos Roberto Lima
Data: 11/02/2021
  • Compartilhar:

Mas nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, praticante do mal, ou como quem se intromete em negócios alheios. I Pedro 4:15.

Cuidar da própria vida é um desafio desde que Adão e Eva perderam o jardim do Éden, e isso fica cada vez mais claro, quando permitimos que muitas pessoas conheçam detalhes íntimos de nossa vida.

Deus, em Sua infinita sabedoria, deu-nos o livre arbítrio para que, através dele, façamos as melhores escolhas a respeito de quem estará bem próximo de nós e quem merece nossa confiança a ponto de ouvir o que dizemos e, também, o que é correto dividir com os outros.

Eu trabalho com pessoas e, muitas vezes, tenho que ajudar alguém que se meteu em fofocas e ficou com muita dificuldade, tendo que pedir desculpas, tentar acertar detalhes do casamento, encrencas na igreja e desacertos com membros da família. Alguns perderam amizades maravilhosas, porque falaram demais e acabaram expondo desnecessariamente pessoas que confiavam neles.

Pois é...

Como viver evitando o máximo possível esse tipo de problema? Vou relatar alguns cuidados que ajudam bastante:

1.    Não viva em bando.

Viver no meio de muita gente é um grande perigo. Podemos ter muitos conhecidos, muitos companheiros de trabalho, etc., mas não é preciso ter a casa cheia de gente o tempo todo. É claro que, de vez em quando, alguns fazem um bom churrasco ou uma festa de aniversário e convidam os amigos, mas não há motivo para ter um bando de gente dentro de sua casa o tempo todo. Nesse bando sempre existe alguém com disposição para estragar sua vida. Os mais fracos sempre se beneficiam das fraquezas dos outros.

Creio que você entendeu. Não viva em bando.

2.    Não permita que pessoas de fora morem em sua casa.

Para todo conselho existe o contraditório e para cada regra existe uma exceção, mas em vinte e um anos como pastor, quase sempre vi pessoas que receberam estranhos, como se fossem da própria família em casa, sofrerem prejuízos e perdas pessoais.

Roubos, fofocas, mentiras e golpes acontecem quando se desobedece a esse conselho. Sua casa é para você, seu cônjuge e filhos. Se mais alguém vier morar com vocês, é um risco que se corre, porque quem vem de fora não sabe o quanto vocês tiveram que lutar para ter o que possuem, as lutas com o casamento e os problemas dos filhos.

Algumas pessoas que moravam na casa de alguém acabaram se tornando amante, iniciaram a vida de um jovem nas drogas, prostituição e pornografia. Alguns ensinaram vícios e outros problemas de caráter que estragaram a vida de muitas pessoas. E, o que é pior, até abuso sexual acontece quando se coloca alguém de fora dentro da própria casa.

Não permita que a dor lhe ensine a fechar a porta da sua casa para estranhos. Sua casa é a morada da sua família. Ponto final.

3.    Faça seus desabafos com o seu cônjuge.

Um erro muito cruel é o de viver desabafando com pessoas fora de sua casa. O melhor é que marido se desabafe com a esposa e vice-versa. Foi com esse propósito que Deus projetou a família, mas sempre alguém decide que deve haver amigo ou amiga fora do casamento para fazer confidência.

Se seu cônjuge, que sofre as lutas com você, pode lhe trair, imagine alguém fora de sua casa? Tome cuidado. Evite esse perigo.

 

4.    Creia em Deus.

Aprenda a orar. Fale de seus problemas com Deus e acredite que Ele vai lhe ajudar. De tanto confiar em homens e mulheres, alguns sofreram muitas desgraças na família, na vida. Alguns se tornaram fiadores de gente que não pagou a conta e, outros, por ouvirem maus conselhos, perderam a própria família.

5.    Respeite o segredo dos outros.

E, caso alguém conte algo íntimo para você, por favor respeite o segredo dessa pessoa e tenha bom senso. Deus não se alegra ao ver pessoas sendo destruídas por falta de ética. É um fato que sempre será mais fácil tentar administrar a vida dos outros; duro mesmo é administrar a nossa.

Lembre-se do verso bíblico de nossa coluna. Quem ninguém sofra por se intrometer nos negócios dos outros. Já temos muitos problemas; que nos dediquemos a resolvê-los. Até mesmo, ao tentar ajudar a alguém, é preciso saber até onde você pode se envolver.

Dependendo do problema, o melhor é você aconselhar a pessoa machucada a procurar um profissional. Pessoas sábias conhecem o tamanho da perna que têm.

Enfim, peço as bênçãos de Deus para você e sua família e desejo que esses conselhos lhes sejam úteis.

Um abraço.

 

Carlos Roberto Lima

Carlos Roberto Lima


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.