A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Escola Cônego em foco: pessoas inspiram pessoas, uma corrente do bem na transformação da sociedade


Por: Artigo de opinião
Data: 11/04/2025
  • Compartilhar:

Produzido por: Grazielli Lago

Fotos: Divulgação

No processo de hominização, considerando a evolução do Homo hábilis ao Homo sapiens é trivial que tivemos importantes avanços em diferentes aspectos na existência humana. Corroborando com essa ideia, o século XXl deixa marcas indeléveis em relação a essa evolução em que a ciência e os avanços tecnológicos mostram onde o homem moderno foi capaz de chegar, não obstante, como estamos em pleno desenvolvimento, muitos outros aspectos precisam ser melhorados na sociedade. Nesse caso é conveniente refletir o pensamento do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman a respeito do “Mundo Líquido”, nessa consagrada obra o eminente autor aponta para a sociedade de consumo e compreende que o modo de produção capitalista é o principal avalista e financiador desse modelo de sociedade que pode ser visto como “status quo”, ou seja, o estado das coisas. Essa liquidez defendida por Bauman implica não somente no exacerbo do consumo de produtos e mercadorias, mas também, no comportamento efêmero do ser humano imbuído nesse sistema que reflete diretamente nas relações que estabelece com os objetos de consumo, bem como, nas relações sociais ou interpessoais, sobretudo no ambiente escolar.

A luz dessa argumentação faz sentido refletir sobre o papel social da escola em face aos desafios da sociedade moderna. Dermerval Saviani defende que a escola é um espaço de humanização e nesse caso, cabe a ela, em suas atribuições, desenvolver o sujeito aprendiz na sua plenitude intelectual profissional e ética. Na visão do educador Gaudêncio Frigotto a escola é também um lugar onde o processo de hominização é fertilizado pela teleologia do saber pedagógico, isto é, a escola como ambiente validado pelo conhecimento sistemático enxerga os resultados do trabalho desenvolvido na certeza que seus estudantes serão homens e mulheres bem sucedidos.

Por essa razão, como diretora dessa instituição de ensino “Escola Estadual Cônego Francisco Pelegrina Xavier Lopes” da cidade de Nova Esperança PR, juntamente com a equipe pedagógica e professores, idealizamos inspirar os nossos alunos a partir de história de superação, para isso, convidamos para uma palestra o professor Vaudenir Pereira Dias que é graduado em Geografia, Pós Graduado em Psicopedagogia, Neuropedagogia e Educação Especial, possui mestrado em Ensino e é doutorando em geografia pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Aceitando o convite, o referido professor esteve presente nessa última terça feira dia 8 de abril em nossa escola, quando, compartilhou com os nossos alunos do 7º ano A sua história e evolução do seu pensamento.

O professor inicia sua fala, induzindo os alunos a uma profunda reflexão a respeito da figura do ser humano e como se constitui ontologicamente, nessa ocasião aponta para três pilares temporais, presente, passado e futuro, que são vistos por ele como elementares na formação de uma consciência na formação intelectual do aprendiz. Enfatiza aos alunos que as nossas escolhas somente serão possíveis no tempo presente e que elas podem ser determinantes em nosso futuro. Como é sabida, a educação escolar é uma ferramenta capaz de transformar a história de qual qualquer pessoa e a partir dela transformar a sociedade. Corrobora que somente a consciência crítica forjada por meio do conhecimento sistemático é capaz de romper com o modelo de sociedade líquida criticada por Bauman. Ao contar sua trajetória de vida, nota-se no comportamento e olhares dos alunos uma inspiração para seguir adiante e atingir os objetivos.

Tomado por essa verdade, agradecemos ao professor por compartilhar os seus saberes e história de vida aos nossos alunos acreditando que “vidas inspiram vidas”. Parafraseando Paulo Freire quando diz “a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”, sob esse prisma acreditamos que toda humanidade ainda se encontra em processo de hominização e a escola é um espaço importante para forjar o desenvolvimento intelectual, moral e ético, portanto um lugar de humanização.

Grazielli Lago é graduada em Geografia, Pós Graduada em Gestão Ambiental, Educação Especial e Ensino Religioso pela Unespar – Universidade Estadual do Paraná. É diretora da Escola Estadual Cônego Francisco Pelegrina Xavier Lopes de Nova Esperança Paraná.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.