A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Colégio Costa Monteiro em foco: a escolha como princípio da racionalidade humana e um indicador para o projeto de vida


Por: Artigo de opinião
Data: 19/03/2025
  • Compartilhar:

Vaudenir Pereira Dias

Fotos: Divulgação

A escolha é um predicativo da espécie humana que implica em tomar decisões importantes ou não a respeito de qualquer atitude. O ato de pensar e agir eleva o homem a uma condição superior aos demais seres vivos do planeta Terra e isso faz dele um ser cognoscente. Não por acaso, o psicólogo russo Alexei N. Leontiev (1978) argumenta que o psiquismo humano se desenvolve a partir das relações que estabelece com outros seres humanos e objetos ao longo de um processo histórico. Como portador do telencéfalo altamente desenvolvido, o homem ao estabelecer essa relação cria em seu psiquismo uma consciência, ou seja, entre o ser cognoscente e o objeto ocorre um processo neuroquímico em que o cérebro humano é capaz de produzir substâncias neurotransmissoras dando ao homem possibilidades de pensar e agir, essa combinação, portanto, é vista como consciência. Aludido a essa ideia, o escritor mexicano Octavio Paz, em sua consagrada obra “Labirinto da Solidão” sublinha que os indígenas americanos certamente não viram as caravelas dos colonizadores europeus, mesmo elas estando diante deles. Afirma, esse autor, que isso aconteceu pelo simples fato dos povos originários não terem concebido em suas estruturas cognitivas uma consciência a respeito do que era uma caravela. Isto significa que nós seres humanos somos o que erigimos mentalmente em nossa psique e a partir dessas estruturas podemos fazer juízo de valores e julgar o objeto, formando assim uma consciência humana.

Com o propósito de formar uma consciência e propalar a importância da “Escolha” como categoria do projeto de vida, o colégio Estadual Costa Monteiro de Nova Esperança promoveu, nessa última quinta-feira (13 de março), e proporcionou aos alunos dos sextos e sétimos anos, uma palestra com o senhor José Antônio Rodrigues da Costa que é advogado e sócio proprietário do Jornal Noroeste de Nova Esperança–PR, trazendo como tema “A escolha como base do projeto de vida”. Esse evento faz parte de todo o engajamento pedagógico e trabalho já desenvolvido em sala de aula com os professores do componente curricular “projeto de vida”. Ações como essa apetecem e despertam no aluno uma consciência ao seu próprio respeito, entendendo que suas escolhas são determinantes na construção do projeto de vida.

Com uma linguagem adequada a essa faixa-etária, série e ano escolar, o preletor José Antônio conta uma parte de sua própria história, e ao fazer isso, prende a atenção dos estudantes. Em sua abordagem, enfatiza que a “vida é feita de escolha” e que essa é uma prática que o ser humano realiza diariamente quando tomado por uma consciência. Afirma dizendo “sou fruto das minhas escolhas, pois em cada fase da minha vida tomei decisões importantes que me fizeram tornar quem eu sou e, com essa consciência construída ao longo da minha história, sempre escolho fazer o que é certo e verdadeiro”. Flertado por esse pensamento ressalta e conclui dizendo que uma das formas de fazer boas escolhas é revestir-se e sedimentar-se de conhecimentos sistemáticos e a escola é um campo fértil para que isso aconteça, os professores como mentores intelectuais são estruturas balizares e faróis nesse processo de formação, portanto, para forjar o nosso caráter e construir uma base sólida é preciso fazer boas escolhas e isto é ter um projeto de vida.

Tutelado por esse entendimento, refletimos acerca de Jean-Paul Sartre quando diz: “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. Tomado como verdade, não adianta sofrer com aquilo que está fora do nosso domínio, sobretudo, o nosso passado, mas podemos fazer boas escolhas e tomar decisões corretas no tempo presente e isso implica em consciência sobre nós e do mundo que nos rodeia. Adjacente a essa realidade toda equipe do colégio estadual Costa Monteiro ancorada pela gestão das senhoras e ilustres diretoras Maria Regina Doso e Maria Sueli Azevedo Fernandes que juntas apetecem por uma formação escolar em que o aluno seja protagonista da sua própria história de modo a fazer boas escolhas e tomar decisões indeléveis que rumam a sucesso pessoal, coletivo e profissional.

Vaudenir Pereira Dias é graduado em Geografia, Pós-graduado em: Psicopedagogia Clinica e Institucional. Neuropedagogia.  Educação Especial. Possui Mestrado em Ensino e Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR, Campus Paranvaí. É doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação PGE-UEM e professor no Colégio Estadual Costa Monteiro de Nova Esperança PR.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.