Reuniões da Amusep fortalecem a união entre os prefeitos e apresentam oportunidades de desenvolvimento regional
As reuniões mensais da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) cumprem o papel de fortalecer a união entre os prefeitos das 30 cidades da região; de apresentar ferramentas para os gestores públicos cumprirem os mandatos deles com padrão de qualidade superior; e de proporcionar acesso a projetos que oferecem a oportunidade de promover o desenvolvimento territorial.
Foi com este propósito que, no dia dois de fevereiro, uma sexta-feira, a Diretoria da Amusep iniciou os trabalhos da Gestão 2024. Primeiro prefeito da região lindeira a assumir o comando, em 52 anos de existência da entidade, Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho, de Itaguajé, decidiu fazer a primeira reunião do ano na sede do município dele. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais, localizada às margens do Rio Paranapanema, na divisa do Estado do Paraná, com São Paulo.
Desafio
Na abertura das atividades, Juninho destacou ter o desafio de conduzir a Amusep em um ano eleitoral, em outubro serão realizadas as eleições municipais, com uma série de restrições impostas pela legislação. Mas, ressaltou, ter a missão de concluir o mandato, com a ampliação dos serviços prestados pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia e o lançamento da pedra fundamental para a construção da nova sede conjunta do Consórcio Público Municipal de Gestão, o Pró-Amusep, e da Associação.
Projetos
Responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos e estruturais de uma série de obras a serem executadas pelas prefeituras da região, o Departamento de Arquitetura e Engenharia precisa de mais profissionais para atender as demandas dos municípios. “Temos estudado várias opções para reduzir a fila de espera dos pedidos protocolados. Inclusive, dentro da parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM)”, comentou o presidente da Gestão 2024.
Nova sede
Em relação à nova sede do Pró e da Amusep, desde que foi eleito, no dia 29 de novembro, Juninho tem conversado com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, para verificar a viabilidade de a prefeitura do município-sede das entidades fazer a doação de um terreno que abrigue o prédio, com a estrutura necessária e espaço para estacionamento. Maia delegou ao secretário de Assuntos Metropolitanos e Comunitários, Fausto Eduardo Herradon, para tratar do assunto. “Os jurídicos já estão em contato para encontrar o caminho para que haja a cessão do espaço”, adiantou Juninho.
Prestação de contas
Durante o encontro, o presidente da Amusep, Gestão 2023, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, aproveitou para fazer a prestação de contas do mandato dele. Um dado que chamou a atenção dos gestores foi o fato de as mensalidades da Associação estarem “congeladas”, desde 2017. A conclusão foi a de que na próxima reunião será convocada uma assembleia para ser deliberado um índice de reajuste das parcelas pagas pelas prefeituras.
Indústria e Comércio
Presente ao encontro, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, deputado federal licenciado, Ricardo Barros, apresentou um resumo das ações colocadas em prática pelo Governo Ratinho Júnior e comentou sobre oportunidades existentes e que precisam ser aproveitadas pelos prefeitos. No fim, provocou os prefeitos a se unirem para elaborar o projeto de uma rodovia, que acompanhe o traçado do Rio Paranapanema, na margem paranaense, para estimular o Turismo.
UEM
O reitor da UEM, professor Leandro Vanalli, também prestigiou o encontro. Ele voltou a destacar que a Universidade vai ampliar a parceria com a Amusep e que, em breve, será apresentada uma iniciativa conjunta com a Casa Civil do Governo do Estado para instrumentalizar e subsidiar os prefeitos nas tomadas de decisões e no momento de decidir onde os investimentos devem ser direcionados para atender as prioridades de cada município.
UMDT
Fruto de uma parceria entre a Amusep, UEM, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), a Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) fez um balanço das atividades do ano passado e apresentou uma projeção das ações a serem colocadas em práticas em 2024. Os dados foram informados pelo articulador do Território, Antônio Guilherme Pupulim.
CEF e GovFácil
Outro tema da pauta da reunião foram os convênios oferecidos aos municípios pela Caixa Econômica Federal. O gerente Executivo de Governo da instituição, Henrique Men Martins, mostrou como acessar e os benefícios da parceria. Os prefeitos, também, voltaram a ser convidados a instalarem o aplicativo GovFácil, disponibilizado para os gestores, graças a um termo de cooperação com a Amusep. O diretor de Expansão da startup, Cássio de Paula, explanou sobre as informações contidas e o que elas podem resultar no dia a dia das atividades deles.
Pró-Amusep
No espaço dedicado aos assuntos do Consórcio de Gestão Pró-Amusep, os prefeitos aprovaram a autorização para a construção de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Regional Norte Novo, em Colorado, e a realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de profissionais para atuarem no Samu. “O concurso em aberto está prestes a vencer e até realizarmos outro precisamos do PSS para preencher as vagas que porventura ficarem em aberto”, argumentou o presidente do Pró, prefeito de Munhoz de Mello, Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes.
Primeiras-Damas
Em Itaguajé, na Reunião da Amusep, as primeiras-damas, também, tiveram um local para se encontrarem. A iniciativa foi bem avaliada pelas mulheres dos prefeitos e deve ser repetida nos próximos encontros da Associação. “Tivemos uma roda de conversa muito produtiva e surgiram várias ideias para as primeiras-damas serem mais ativas, ainda, na função de acompanharem os prefeitos e auxiliarem na condução do mandato deles”, frisou Michelle Zielasko Noleto, esposa do presidente Juninho, secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania e anfitriã do encontro.