A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Projeto da Rede de Proteção de Nova Esperança ganha prêmio em Brasília


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 09/01/2024
  • Compartilhar:

Município recebeu um prêmio importantíssimo no dia 11 de novembro. Premiada em evento no CNJ - Conselho Nacional de Justiça, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente começou a ser organizada no município de Nova Esperança no início do ano de 2017, desde então os integrantes da Rede vem trabalhando para que crianças e adolescentes sejam protegidos.

Divulgação/PMNE

Desde o ano de 2014, integrantes da rede de proteção buscam o efetivo funcionamento do trabalho em rede, com a adesão e o compromisso de todos na proteção a criança e adolescente. A partir da promulgação da Lei 13.431 no ano de 2017 que criou o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, começou-se a fomentar discussões sobre como a Rede de Proteção poderia se articular para a realização do procedimento de Escuta Especializada com crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. No ano de 2020, representantes da Rede, após diversos estudos e discussões, conseguiram elaborar o primeiro decreto criando o fluxo de atendimento para crianças e adolescentes. Após dois anos de experiência e prática do fluxo uma comissão foi montada para reavaliar e fazer alterações neste fluxo. No ano de 2022 foi promulgado o Decreto Municipal 5.772 com o fluxo remodelado e até o presente momento vem sendo exercido pelos equipamentos de toda a Rede. Ressalta-se que a articulação entre saúde, educação, assistência social, Conselho Tutelar, Terceiro Setor, Ministério Público e Poder Judiciário de Nova Esperança foi essencial para que o fluxo pudesse ser idealizado e exercido com efetividade. 

A inscrição do Prêmio Prioridade Absoluta foi realizada pelos representantes da Rede de Proteção: Aline Amanda Ribeiro (Assistente Social do Judiciário), Camila Zamboni Oliveira (Psicóloga), Viviane Moraes Ribeiro Gerelus (Promotora de Justiça), Célia Assunção Pires Petris (Psicóloga), Lilian Katsue Kimura Iamamoto (Psicóloga) e Rute Regina Alves (Conselheira Tutelar). Inscrito no Prêmio na categoria executivo, o Fluxo Municipal de Atendimento às crianças e aos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência foi premiado em 11 de novembro de 2023 em evento em Brasília. 

Na data de 14 de dezembro, aniversário de Nova Esperança, o Prefeito Moacir Olivatti recebeu no Gabinete da Prefeitura a Secretária de Assistência Social Glória Maria Uchôa Kawahisa, a Secretária da Saúde Izabel Cristina Cancian, o Secretário da Educação e Cultura Edno Guandalin, representantes do Ministério Público e representantes da Rede de Proteção. Destacando o contentamento, o Prefeito Moacir ressalvou a preocupação e a importância de proteger e investir nas crianças e adolescentes que serão o futuro de nosso país. O Prefeito apoiando as iniciativas e práticas da Rede, parabenizou o trabalho de articulação da Rede, os saberes de cada profissional em sua especificidade, e que este trabalho muito bem desenvolvido, com esmero, profissionalismo e ética, só traz benefícios para proteção das crianças/adolescentes do município. 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.