NoroCast entrevista Rodrigo Grando, jornalista com passagem por afiliadas da Globo, sobre carreira, projetos e mudança para Maringá
Com mais de 20 anos de carreira, Grando compartilha sua trajetória, novos projetos e paixão pelo jornalismo. Programa vai ao ar às 19 horas desta terça-feira (06) no canal do Jornal Noroeste no YouTube.

Durante as gravações do NoroCast, o jornalista Rodrigo Grando bateu um papo inspirador com os apresentadores Alex Fernandes França e José Antonio Costa, relembrando momentos marcantes da carreira e refletindo sobre os caminhos do jornalismo - Fotos Kaio Kauffman-
Vai ao ar nesta terça-feira (06), às 19 horas, mais um episódio do NoroCast – o podcast do Jornal Noroeste, pelo canal oficial no YouTube (youtube.com/@jornalnoroeste3178). O programa é apresentado pelos diretores do Jornal Noroeste, Alex Fernandes França e José Antonio Costa, e nesta edição especial recebe o jornalista Rodrigo Grando, que traz uma história de perseverança, reinvenção e amor pela comunicação.
Natural de Cerquilho (SP), Grando tem 43 anos, é casado, pai de família e vive atualmente em Maringá (PR), cidade onde, além do jornalismo, também se dedica ao empreendedorismo ao lado da esposa. Com uma carreira iniciada ainda aos 19 anos, quando cursava Jornalismo na Universidade de Sorocaba (Uniso), Rodrigo foi contratado pela TV Tietê, uma pequena emissora a cabo onde teve sua primeira experiência como repórter e apresentador.
Mesmo com o encerramento das atividades da TV Tietê em 2002, Grando não deixou a comunicação. Trabalhou como locutor freelancer e, em 2003, ingressou numa assessoria de imprensa voltada ao agronegócio. No ano seguinte, foi aprovado como estagiário na TV TEM, afiliada da Globo, onde permaneceu até sua formatura. Logo após, assumiu novos desafios em importantes praças do jornalismo nacional: RBS TV em Joinville (SC), TV Fronteira em Presidente Prudente (SP) e TV Morena em Campo Grande (MS), todas afiliadas da Globo.
Em Campo Grande, onde atuou por quase 12 anos, Rodrigo exerceu diversas funções: repórter, editor, editor-chefe e apresentador dos principais telejornais da casa. Mas em 2021, por decisão familiar, deixou a TV Morena para acompanhar a esposa aprovada em concurso público e se mudou para Maringá. Poucos meses depois, voltou ao jornalismo ao ser contratado pela RPC Maringá, onde permaneceu até março de 2025.
Durante a conversa no NoroCast, Rodrigo compartilha episódios marcantes da sua trajetória, desde o impacto da transição entre diferentes afiliadas da Globo, o desafio de liderar bancadas como a do SPTV 1ª edição e o MSTV 1ª edição, até coberturas jornalísticas que o emocionaram ou mudaram sua forma de ver a profissão. Ele também reflete sobre as transformações do jornalismo nas últimas duas décadas, o impacto da tecnologia e o papel das redes sociais na prática jornalística atual.

Com mais de 20 anos de trajetória na imprensa, o jornalista Rodrigo Grando é o convidado do episódio desta terça-feira (06) do NoroCast. Natural de Cerquilho (SP) e atualmente morando em Maringá, Grando compartilha sua história marcada por reinvenções, coragem e paixão pela comunicação
Além da vida profissional, o episódio traz um lado mais pessoal do convidado. Rodrigo fala sobre a difícil decisão de deixar Campo Grande para recomeçar em Maringá, o acolhimento da nova cidade e os desafios de equilibrar a comunicação com o novo negócio da família: a Acqua Lavanderia Express, inaugurada no final de 2024.
O bate-papo está imperdível para quem se interessa por comunicação, jornalismo e histórias de vida inspiradoras. O episódio estará disponível logo mais às 19h no canal do Jornal Noroeste no YouTube.
Acesse e se inscreva: youtube.com/@jornalnoroeste3178