A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Livro conta a história da fundação da Loja Maçônica Nova Esperança


Por: Alex Fernandes França
Data: 14/07/2022
  • Compartilhar:

         Fundada em 13 de abril de 1960, a  Loja Maçônica Nova Esperança completou 62 anos e se tornou tema de livro. O autor, Jorge Antonio Salem visitou a redação do JN para anunciar a obra que está em fase de revisão editorial.

“A ideia da confecção do livro foi proposta quando a Loja Nova Esperança estava completando 50 anos de existência, em abril de 2010. Naquela oportunidade iniciou-se uma profunda pesquisa nas primeiras atas históricas da Loja, arrecadando fotos e também entrevistas com os irmãos mais experientes”, disse o autor do livro “Uma história de dedicação ao conhecimento” – Foto Alex Fernandes França

O nova-esperancense Jorge Antonio Salem está lançando o livro; “Uma história de dedicação ao conhecimento”. A obra, que está na editora Trolha, de Londrina, para revisão editorial, está para ser impressa com tiragem inicial de 500 exemplares em sua primeira edição.

Segundo Salem, “a ideia da confecção do livro foi proposta quando a Loja Nova Esperança estava completando 50 anos de existência, em abril de 2010. Naquela oportunidade iniciou-se uma profunda pesquisa nas primeiras atas históricas da Loja, arrecadando fotos e também entrevistas com os irmãos mais experientes. Hoje, com todo esse material, foi possível contar um pouco da História da Loja Nova Esperança. Muitos irmãos já passaram por aqui. Alguns ficaram e outros que não estão mais entre nós, também vão ser lembrados nesse livro”, conta Jorge.

         A ideia é desmistificar muitos pontos que hoje geram dúvidas e discussões nas rodas de conversa, mostrando que a maçonaria é feita de homens bons que estão buscando se tornar melhores ainda. “Para isso nos reunimos para que com os exemplos bons de outros irmãos possamos sempre nos aprimorar”, explicou Salem.

Religião: sim ou não?

         Muitas pessoas se questionam sobre aspectos envolvendo a maçonaria e religião. Jorge explica que a maçonaria não é uma religião e sim uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si, no sentido mais amplo e elevado do ser. Segundo o Grão Mestre Irm. Cristian Flores, Como princípio cultuamos a busca da verdade, a luta pela justiça, o exercício da cidadania, o zelo pela família, a defesa da ordem, do trabalho com transparência, da ética como princípio, do cultivo da fraternidade e da prática da filantropia. Sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da Moral, da Razão e da Justiça, buscamos, incessantemente, a felicidade geral e a paz universal”, frisou.

“Muitos foram os acontecimentos importantes para a Loja Nova Esperança entre eles: A construção do nosso primeiro prédio em 1969, a aquisição do terreno e construção da sede atual. Somos uma organização que se presta em ajudar o próximo e assim faremos nos próximos anos. Com amor e a fraternidade como grande marca. Esta e outras histórias de irmãos pioneiros permeiam os capítulos dessa importante obra”, finalizou o autor, Jorge Antonio Salem.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.