A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Lançamento de Projeto Ambiental da Rede Municipal de Ensino marca oficialmente abertura do Jardim Botânico


Por: Alex Fernandes França
Data: 21/07/2022
  • Compartilhar:

Evento ocorrido na quinta-feira (21) reuniu Educadores, autoridades municipais e voluntários no anfiteatro do Jardim Botânico de Nova Esperança.

Anfiteatro do Jardim Botânico de Nova Esperança

Preocupado com a formação de cidadãos conscientes com a realidade socioambiental, o município de Nova Esperança, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, na quinta-feira (21) um evento oficial de lançamento do Projeto de Educação Ambiental que contemplará os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio de ações a serem desenvolvidas concomitantemente aos currículos já pré-estabelecidos.

Foto Rachel Guandalin

         Na abertura oficial, o Secretário da Educação e Cultura, Edno Guandalin enalteceu a importância das ações, enfatizando o fundamental papel dos professores em sala de aula que também terão no Jardim Botânico, a extensão de suas atividades junto aos educandos. “Visamos o aprofundamento das atividades ambientais, abordando o respeito ao meio ambiente, ensinando o descarte correto de resíduos sólidos fornecendo a base necessária para evitar ou amenizar os problemas que a humanidade já está enfrentando. A Educação ambiental deve ser tratada como algo próximo ao cotidiano dos alunos, parte integral de suas vidas”, frisou.

História e preservação ambiental

O lançamento oficial do Projeto de Educação Ambiental para as escolas da Rede Municipal de Ensino aconteceu na quinta-feira (21)

         O prefeito Moacir Olivatti, que nutre uma paixão especial pelas causas ambientais foi convidado a proferir uma palestra sobre o tema. Dirigiu-se ao público resgatando a história da formação inicial do Jardim Botânico (antes Parque das Grevíleas) que, segundo ele, “num projeto audacioso do saudoso prefeito Severino Ramos Bezerra, gestão 1977-1982, por meio do Projeto Pró Noroeste de combate à erosão urbana, haja vista que uma enorme erosão consumia a cidade. Precisamos educar as nossas gerações, despertando nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade com as gerações futuras. Hoje nossa cidade é referência sobre o tema, mas precisamos avançar muito mais”, salientou Olivatti.

Foto Rachel Guandalin

Prefeito Moacir Olivatti: palestra sobre temas ambientais

O Projeto junto às escolas contempla várias ações, que incluem pesquisas sobre processos de reciclagem, Política da logística reversa, vídeos educativos sobre a preservação da natureza, utilização do Jardim Botânico para aulas extraclasse, identificando a rica variedade de plantas, leituras de obras literárias que versem sobre o tema dentre outros. 

Secretário Edno Guandalin: importância da Educação como aliada na preservação do meio ambiente

Foto Rachel Guandalin

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.