A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Crea-PR identifica exercício ilegal da profissão em obra de Cianorte onde dois operários morreram


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 31/03/2022
  • Compartilhar:

Proprietários não apresentaram responsável técnico pela construção. Além dos óbitos, outro servente ficou ferido. Responsabilidades serão apuradas em dois processos administrativos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) não identificou responsável técnico na obra de Cianorte onde a queda de uma laje matou dois operários, na tarde de terça-feira (29). Para o Conselho, a falta do profissional habilitado caracteriza o exercício ilegal da profissão. Proprietários da construção também não apresentaram outras documentações solicitadas pelo fiscal do órgão, como o projeto da residência. Dois processos administrativos de fiscalização foram abertos pela Regional Maringá do Crea para apurar a falta de profissionais habilitados.

De acordo com o facilitador da fiscalização do Crea-PR, Engenheiro Civil Djalma Bonini Junior, ao fiscalizar o exercício profissional, o Conselho apura quem é o Engenheiro responsável pela obra, pois é esse profissional que vai determinar os cuidados necessários no planejamento e execução do serviço com segurança e qualidade. “As pessoas que trabalham no local em geral não possuem o conhecimento suficiente sobre as normas técnicas e de segurança. Então, é papel do Engenheiro garantir a proteção de todos que estão na obra", esclarece.

A obra de Cianorte onde o acidente aconteceu fica localizada próximo a PR-082, na saída para o município de Terra Boa. Segundo o fiscal que esteve no local, às vítimas de 43 e 50 anos rebocavam uma parede quando o beiral da laje desabou. Um terceiro trabalhador, de 59 anos, também foi atingido e está hospitalizado. A Polícia Civil também deve investigar o acidente.

Sobre o Crea-PRO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.