A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Colégio Estadual Costa Monteiro promove um diálogo entre alunos e profissionais de diferentes segmentos da sociedade para refletir sobre a importância do Projeto de Vida na promoção humana


Por: Especial para JN
Data: 25/05/2023
  • Compartilhar:

Por Professor Vaudenir Pereira Dias

Especial para o JN

         Partimos da ideia de que todos nós precisamos dar significado as nossas vidas e quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Por essa razão, o Projeto de Vida é uma forma de validar e dar sentido ou significado da nossa existência.

O termo em questão vem do latim “proiectus” que quer dizer um conjunto de ações ou atividades coordenadas na qual visa alcançar objetivos específicos. Nesse caso, compreendemos que um projeto de vida é um direcionamento estabelecido por alguém forjado pelos seus próprios interesses, com vista a valorar e dar significado a sua própria vida.

 Para isso, a autoconstrução, autoavaliação, autodomínio, autovalorização e autoconhecimento em boa medida são ferramentas importantes para o encaminhamento de um bom projeto de vida. Nessa mesma convicção, recorremos a Sócrates (469 a.C 399 a.C), quando diz “conheça a ti mesmo” – o ato de conhecer quem somos serve de base para remetermos ao lugar onde queremos chegar, não podemos hesitar ou ter dúvida acerca daquilo que pretendemos alcançar e conquistar. Nesse caso, temos que ser os verdadeiros protagonistas da nossa própria história, precisamos assumir o controle, sobretudo naquilo que compete a nós fazermos, como aconselhava Immanuel Kant (1800), precisamos ter as rédeas dos cavalos (grifo nosso).

O projeto de vida enquanto componente curricular, é visto pelos profissionais da educação como uma ferramenta pedagógica capaz de instigar e propulsar os nossos alunos a sonhar, perspectivar, erigir ideias e conquistar os seus objetivos. Podemos afirmar isso por meio da evolução de pensamentos e comportamentos que muitos deles estão tendo em sala de aula e fora dela, seus relatos escritos ou verbais corroboram a relevância desse componente presente na grade curricular.

Alimentados por essas verdades, nós enquanto equipe de professores, pedagogas e direção do Colégio Costa Monteiro, proporcionamos aos nossos alunos dos 6º e 7º anos/séries no dia 17 de maio (quarta-feira) um diálogo com profissionais de diferentes segmentos da cidade de Nova Esperança, com vista a discutir o Projeto de Vida como formação humana. Nessa ocasião, sob o chamamento da vice diretora senhora Regina Dosso foram convidados a participar e estar presente na mesa de comunicação o cirurgião dentista Alfredo Bordim, na qual, deixou sua contribuição, falando de sua história de vida. Bordim relata sobre sua infância, juventude, sua vida acadêmica, família e profissão, revelando uma história de superação e sucesso. Na sequência, fez uso da fala o historiador e jornalista Allexandder Fernandes França, (Alex do Jornal Noroeste), trazendo sua contribuição explicitando sua história de superação.

França (foto)  enfatiza para os alunos e aos demais presente sobre a importância do projeto de vida para o alcance do sucesso, em sua expressão, enfatiza uma frase do pensador Jean Paul Sartre que diz: “não importa o que a vida fez de você, mas o que realmente importa é o que você faz com aquilo que a vida fez de você”. Suas frases de efeitos aprisionam a atenção dos nossos alunos levando a imaginação que é possível sonhar e realizar aquilo que sonhou.

E para concluir  o diálogo, recebemos o Cabo da Polícia Militar e professor do PROERD o senhor Sergio Dias, sua experiência no trabalho pedagógico abrilhantou ainda mais os resultados desse nosso projeto. Dias relatou sua história de vida e enfatizou o caminho que trilhou para alcançar os seus objetivos, aconselhou os alunos a dizer não para tudo que não é lícito, da mesma maneira disse para todos os alunos que é preciso obedecer e honrar os pais, professores e autoridades constituídas. Os senhores: Alfredo Bordim, Allexandder Fernandes  França e Sergio Dias foram ovacionados de pé pelos alunos e todos presentes.

 E para finalizar, a senhora diretora Maria Sueli de Azevedo agradeceu os convidados e enfatizou acerca da importância dos seus relatos e experiências para todos presentes, e quanto isso contribui no projeto de vida dos alunos confirmando assim, com todo trabalho realizado pelos professores em sala de aula nesse primeiro semestre do ano de 2023.

·         * Professor Vaudenir Pereira Dias é graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná. Pós-graduado em Educação Especial pela Faculdade São Bráz Curitiba. Pós-graduado em Neuropedagogia, Psicopedagogia pelo Instituto RHEMA Educação. Possui mestrado em ensino e Educação pela Universidade Estadual do Paraná. UNESPAR- Campus Paranavaí.

 

 

 

·

 

 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.