A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cemitério Municipal de Nova Esperança se prepara para o Dia de Finados


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/11/2023
  • Compartilhar:

Reformas e manutenção dos túmulos e limpeza dos jazigos já se encerraram.

O Cemitério Municipal de Nova Esperança  tradicionalmente recebe um número expressivo de  visitantes no  Dia de Finados. - Foto Alex Fernandes França/Jornal Noroeste

O Dia de Finados,  celebrado neste dia 02 de novembro próximo, quinta-feira, é uma data importante para muitos brasileiros, que aproveitam o feriado para homenagear seus entes queridos que já faleceram.

Em Nova Esperança, o Cemitério Municipal está se preparando para receber os visitantes. A Assistente Administrativo do Cemitério, Bruna Aparecida Nicolette da Silva, disse que a reforma ou manutenção dos túmulos foram encerradas no dia 27 de outubro, sexta-feira, e a limpeza (lavagem dos túmulos) podem ser feitas até esta terça-feira (31), antevéspera do Dia de Finados.

Segundo Bruna, o Cemitério Municipal possui mais de 4 mil jazigos e cerca de 12 mil pessoas sepultadas. Tradicionalmente o Asilo São Vicente de Paulo monta uma barraca bem em frente o cemitério municipal onde vende velas e flores para as pessoas comprarem, além de vendedores ambulantes que vendem frutas, sorvetes, doces e outros produtos.

O Cemitério de Nova Esperança tem recebido nos últimos anos diversas melhorias que envolvem a reurbanização do local, como calçamento com acessibilidade, banheiros, fraldário, fachada e iluminação para benefício de todos, além de um moderno portal, que chama a atenção de quem passa pelo local.

Segundo dados informados pela administração do local, o Cemitério Municipal de Nova Esperança possui mais de 4 mil jazigos e cerca de 12 mil pessoas sepultadas 

Tradição

A tradição de homenagear os mortos é uma prática comum em muitas culturas ao redor do mundo. No Brasil, o Dia de Finados é um feriado nacional e é celebrado com visitas aos cemitérios, onde as pessoas levam flores, velas e outros itens para homenagear seus entes queridos.

Essa tradição, ligada à fé católica, tem um significado importante para muitas pessoas, pois é uma forma de expressar o amor e a saudade por aqueles que já se foram. É também uma oportunidade de reflexão sobre a vida e a morte.

Muitas pessoas se antecipam e acabam visitando e homenageando seus entes queridos em dias que antecedem o Dia de Finados. Isso pode ser feito por diversos motivos, como a falta de tempo no feriado ou a vontade de evitar aglomerações.

Cuidados com a dengue

O Dia de Finados é uma data importante para muitos brasileiros, mas também é um momento em que é preciso redobrar os cuidados com a dengue. Isso porque, durante as visitas aos cemitérios, é comum que as pessoas deixem flores, velas e outros itens em cima dos túmulos. Esses itens podem acumular água, o que cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para evitar a dengue no Dia de Finados, é importante tomar os seguintes cuidados:

·         Ao colocar flores nos túmulos, evite usar vasos ou recipientes que possam acumular água. Se não for possível evitar o uso de vasos, coloque-os de cabeça para baixo ou encha-os com areia.

·         Retire os pratinhos dos vasos de plantas. Os pratinhos acumulam água e podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

·         Mantenha o cemitério limpo. Lixo e entulho também podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

Além desses cuidados, é importante manter o seu quintal e a sua casa livres de objetos que possam acumular água. Isso inclui pneus velhos, garrafas, latas, baldes, vasos de plantas e outros recipientes.

O médico Dr. Juarez de Oliveira conversou com a reportagem e explicou: “a dengue é uma doença grave que pode causar febre alta, dor de cabeça, dores musculares, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e, em casos graves, pode levar à morte. É importante tomar todos os cuidados necessários para evitar a sua proliferação”.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.