O que acha de começar 2022 com um carro novo na garagem? Por conta dos impactos da pandemia, o mercado automotivo teve que paralisar a produção dos zero quilômetros devido a falta e a consequente alta no custo de matérias-primas. Na prática, esse contexto resultou na valorização dos automóveis usados e semi-novos, o que faz deste um ótimo momento para a troca de carros.
De acordo com Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final, fechar um bom negócio é sinônimo de planejamento em vez de simplesmente agir por impulso diante das oportunidades. Desta maneira, o executivo reuniu as cinco principais dicas que devem ser levadas em consideração na hora da troca de um carro. Confira abaixo:
Defina o seu objetivo
O primeiro passo para ter sucesso na mudança de um automóvel é ter em mente o seu objetivo final. Ou seja, é preciso definir o modelo de interesse. Nesta etapa, uma ótima sugestão é refletir sobre as reais necessidades que o motivam a realizar essa troca. Outro ponto importante é pensar no seu perfil como motorista. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um tipo compacto e econômico pode ser uma alternativa. Já para uma família com filhos pequenos, o modelo deve ser mais espaçoso e com mais acessórios de segurança .
Priorize o orçamento
Atualmente, a aquisição e manutenção de um veículo é uma das razões que leva o brasileiro ao endividamento. Portanto, além de refletir sobre o estilo de vida durante a troca de um carro, é necessário procurar não comprometer o orçamento. Neste caso, um modelo que apresenta um bom custo benefício à primeira vista na verdade pode gerar outras despesas a médio e longo prazo que exigem uma atenção especial. Antes de fechar o negócio, é importante avaliar questões como preço do seguro, IPVA, facilidade de encontrar peças, manutenção e consumo do combustível.
Pesquise!
Depois de definir as suas preferências, vem a etapa da pesquisa a fim de encontrar as melhores ofertas. Nesta fase, uma dica para otimizar o tempo sem pecar na assertividade do processo é ir em busca de marketplaces do setor automotivo. Estas plataformas costumam reunir milhares de anúncios em um único local, que já foram até mesmo filtrados para evitar a ocorrência de golpes.
Informe-se sobre o histórico do veículo à venda
Durante a troca de um carro, é fundamental se informar sobre o histórico do veículo em que se tem interesse. Confira se houve revisões, troca de peças, batidas, acidentes e acionamento do seguro, que são imprescindíveis para entender as condições de funcionamento do carro a ser adquirido e prever problemas futuros.
Valorize o seu automóvel
Para não ter o carro usado desvalorizado no momento da revenda, é necessário que todas as revisões e manutenções preventivas tenham sido feitas. Com o veículo bem cuidado, a avaliação feita pelo possível comprador será otimizada. Aqui, também é importante cuidar da aparência e interior do veículo, visto que a primeira impressão é decisiva. Para alcançar a melhor avaliação possível, é fundamental que o carro esteja limpo, sem riscos e amassados, além de pneus novos.
SOBRE A DRYVE
A startup Dryve é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final. Ao todo, a ferramenta reúne em um só lugar mais de 1,5 milhão de anúncios de automóveis usados de todas as plataformas do Brasil. São mais de 2.300 agentes autorizados que prestam suporte aos clientes na negociação de compra e venda e na indicação de serviços que auxiliam no cuidado da vida útil de veículos seminovos e usados. O potencial tecnológico de uma sofisticada combinação de algoritmos proporciona velocidade e precisão nas propostas de financiamento ao cliente, sugerindo a instituição financeira que mais se adequa ao momento econômico do comprador, com valores e taxas atraentes.
|