A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Vamos aproveitar o mês de Outubro e falar sobre Câncer bucal


Por: Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias
Data: 04/10/2019
  • Compartilhar:

Chegamos ao mês de Outubro, onde temos um Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, temos eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. 

• Pouco se fala sobre o câncer bucal, Mas os tumores de boca e orofaringe estão entre os mais frequentes, sendo responsáveis por mais de 219 mil mortes em todo o mundo. O tabagismo e o etilismo estão presentes na maioria dos pacientes diagnosticados com câncer de boca e orofaringe, tornando o cigarro como fator importante para a doença. Ainda, que a maioria dos casos sejam em homens a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) tem sido associada ao desenvolvimento do câncer de orofaringe e aumentado os casos de câncer bucal em mulheres, a enfermidade pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca, devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca e língua (e a região embaixo dela). 

Fiquem atentos a:

•  Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

• Manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas em língua, gengivas, céu da boca e bochecha

• Nódulos (caroços) no pescoço

• Rouquidão persistente

• Dificuldade na mastigação e ao engolir

• Limitações para falar

• Sensação de que há algo preso na garganta

As taxas de sobrevida dos carcinomas oral e orofaríngeo são aproximadamente 50%, e a maioria desses pacientes sobrevivem pouco tempo após o diagnóstico. Isso se deve ao fato de que a maioria dos tumores é identificada tardiamente, comprometendo o tratamento, o prognóstico e a sobrevida dos pacientes. 

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, a orientação do ministério é procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao odontologista também favorece o diagnóstico precoce do câncer. Mais uma vez venho trazer para vocês uma palavra muito importante que é a prevenção. Já que estamos em um mês de conscientização, devemos olhar um pouco para nós mesmos, é hora de se fazer a pergunta, será que está tudo bem?  Aproveite e procure um profissional da saúde para fazer um check up.

 

Dra. Ana Carolina Caviquioli Dias atende na Policlínica Lavi, em Nova Esperança


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.