A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


TCs devem fazer busca ativa de alunos que deixaram a escola na pandemia


Por: Assessoria do TCE/PR
Data: 11/10/2022
  • Compartilhar:

Foto: Edilson Peruceli/Divulgação TCE-PR

Os Tribunais de Contas devem promover a busca ativa de alunos que, por diversas razões, deixaram os bancos escolares durante a pandemia da Covid-19. A afirmação foi feita pela ex-ministra Cláudia Costin, ao destacar que 17% dos estudantes provenientes das classes D e E abandonaram os estudos naquele período.

"A pandemia foi muito prejudicial para os alunos mais pobres. Para mitigar essa situação, a atuação dos TCs é fundamental, como, por exemplo, pela realização de auditorias operacionais com base em dados a respeito da qualidade da educação que está sendo oferecida a nossos jovens", declarou ela.

Cláudia Costin foi a palestrante principal do seminário Educação - Do Controle Social à Fiscalização, realizado na tarde desta quinta-feira (6 de outubro) no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Sua gravação na íntegra pode ser conferida aqui.

O evento em Curitiba encerrou o ciclo de cinco encontros regionais promovidos pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para celebrar os 30 anos da entidade. O TCE-PR foi a Corte escolhida para representar a Região Sul do país nessa comemoração.

Cidadania

Na ocasião, Cláudia Costin discorreu sobre os desafios que estão colocados ao Brasil para que o país consiga proporcionar a toda sua população acesso a educação de qualidade. Como principais ferramentas para isso, a ex-ministra destacou a escola em tempo integral, a valorização profissional dos professores e a educação voltada à formação de cidadãos.

"Educar para o controle social é o que me dá propósito na vida, isto é, ensinar os jovens sobre o que é ser cidadão de verdade. Não existe democracia se os jovens não forem empoderados desde cedo em seu papel como cidadãos", afirmou ela.

A educação para a cidadania é o principal mote do Projeto "Jovem no Controle", iniciativa que o TCE-PR está realizando em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) a fim de levar a temática do controle externo sobre a administração pública para dentro das escolas estaduais paranaenses.

Currículo

Nascida em São Paulo e filha de imigrantes romenos, Cláudia Maria Costin é formada em Administração Pública, possui mestrado em Economia Aplicada à Administração e doutorado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas.

Professora universitária em diversas instituições - como FGV, PUC-SP, Unicamp e UnB - e pesquisadora na área da educação, ela foi ministra da Administração e Reforma do Estado de 1995 a 1998, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Também foi secretária de Cultura do Estado de São Paulo (de 2003 a 2005) e secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro (de 2009 a 2014), período em que a nota das escolas municipais na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu 22%. Atuou ainda no Banco Mundial e lecionou na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.