Presidente do TCE-PR recebe convite para reinauguração do Aeroporto de Maringá
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, recebeu, nesta segunda-feira (27 de setembro), convite para a inauguração das obras de ampliação do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá (Norte do Estado). O evento será realizado na próxima sexta-feira (1º de outubro), às 15 horas, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
O convite ao presidente do TCE-PR foi entregue pelo deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. Barros, que tem sua base eleitoral naquele município, destacou que o evento terá também a presença de vários ministros e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
"Trata-se de um investimento muito importante para estimular a economia do Norte do Paraná, capacitando Maringá a receber mais voos, inclusive de aviões de maior porte, não apenas de passageiros mas também para o transporte de cargas", destacou Camargo ao receber o convite. A obra foi incluída em um projeto piloto de monitoramento por satélite, em função de convênio firmado pelo TCE-PR com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A ampliação e modernização do Aeroporto de Maringá é uma obra realizada com recursos federais. Conforme informações da prefeitura, com a ampliação a pista do aeroporto passou de 2.100 para 2.380 metros, tornando-se a maior do Paraná, ao ultrapassar os 2.200 metros do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). O investimento federal na obra superou R$ 81,5 milhões.
A nova pista para taxiar as aeronaves passa a ter 45 metros de largura e resistência do pavimento com PCN 55 - Pavement Classification Number, em português, número de classificação de pavimento. Foi reconstruído o pátio 1, de aeronaves, e ampliado o pátio 2. Também foram instalados balizamentos em LED e sistema de luzes de aproximação na pista.
Na mesma ocasião será entregue a reforma e ampliação da Seção Contra Incêndio (SIC) do Corpo de Bombeiros - que passará dos atuais 150 para 300 metros quadrados. O aeroporto ainda deverá ser atendido com ampliação do terminal de passageiros, instalação de fingers (pontes de embarque e desembarque de passageiros) e outros equipamentos para o conforto do usuário.