A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


‘Suspeitos ou confirmados de Covid 19 precisam obedecer ao isolamento domiciliar’, alerta Secretária de Saúde


Por: Alex Fernandes França
Data: 28/08/2020
  • Compartilhar:

Aumento no número de casos nas últimas semanas reflete o descuidado que muitos contaminados ou suspeitos estão tendo com relação ao distanciamento social, isolamento domiciliar e desobediência direta ao uso correto de máscaras. “A inconsequência das pessoas sobrecarregam nosso sistema de Saúde”, desabafou Isabel Cristina Cancian.

O aumento significativo no número de casos nas últimas semanas em Nova Esperança está preocupando as autoridades de Saúde do município. Mesmo com orientação para obedecer o isolamento domiciliar ante a confirmação dos resultados ou suspeita de contágio, nota-se uma tremenda irresponsabilidade por parte de alguns que deveriam conter a propagação, doentes  já confirmados com a patologia ou cuja coleta de materiais ainda está sob análise laboratorial.

Segundo a Secretária de Saúde de Nova Esperança, Isabel Cristina Cancian, muitos acabam omitindo sua real condição por receio de ser demitido ou sofrer alguma discriminação no círculo de relacionamento, seja na família ou amigos.  “Nossa equipe de monitoramento tem se desdobrado para atender a todos. Tem muitos óbitos que estão acontecendo e o vírus foi preponderante para o agravamento daqueles que já tinham comorbidades. A situação está se tornando cada vez mais alarmante. Muito embora algumas pessoas estejam negligenciando, por sua vez o município  está adotando medidas de prevenção. O Hospital Municipal e a Policlínica, que é a  referência para o atendimento específico da Covid 19 estão preparados para receber os casos, até mesmo os mais complexos” frisou.

O município Nova Esperança contabiliza 06 óbitos desde o início da pandemia e outro segue em investigação. São quase 400 casos positivos desde o início. Atualmente a média diária é de 15 casos novos ao dia. Para se ter uma ideia, na semana anterior a média diária era de 07 casos. “é fundamental que todos adotem as recomendações sanitárias amplamente divulgadas. Chegamos a um nível preocupante”, alertou a Secretária.  São 06 pacientes do município em internamento, na referência para pacientes que tiveram agravamento da doença. “Muitas famílias se reunirão no final do ano e não encontrarão um de seus entes queridos que se foram, vítimas da Covi 19. Se as pessoas não se conscientizarem não bastará apenas nossa equipe trabalhando. Todos indistintamente somos responsáveis. Algumas destas pessoas que vieram a óbito contraíram a doença de outros pacientes assintomáticos. Isso é lastimável”, desabafou a Secretária de Saúde do município.

Leitos disponíveis 

Os pacientes encaminhados de Nova Esperança que necessitam de internamento devido ao agravamento da Covid-19 estão com a seguinte ocupação nos seguintes hospitais: Santa Casa de  Maringá 70%, Hospital Universitário de Maringá 25%, Metropolitano de Sarandi 41,7% e Santa Clara de Colorado 50%. Os dados foram atualizados em 26/08.

A nível estadual (até quarta-feira, 26) eram 1.092 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19: 879 estão em leitos SUS (405 em UTI e 474 em leitos clínicos/enfermaria) e 213 em leitos da rede particular (72 em UTI e 141 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.049 pacientes internados, 521 em leitos UTI e 528 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

O Governo do Paraná está em tratativas para realizar os testes em fase 3 da vacina russa contra a Covid 19, mas tudo ainda está muito incipiente. “Não dá para esperar a vacina. Nossas ações precisam ser imediatas. Sabe-se lá quando ocorrerá a aprovação dos lotes e a aplicação em toda a população?”, indagou Cancian que complementa: “sabe se lá quantas pessoas teremos que perder para que a população tome consciência. Suspeitos tem procurado as Unidades Básicas de Saúde em busca de testagem rápida, porém logo que saem os resultados positivos, acabam ignorando o isolamento recomendado. Se não houver consciência muita gente perecerá”, finalizou a Secretária Municipal de Saúde.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.