A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança: Secretaria de Saúde orienta população sobre quando procurar UBS ou Pronto Atendimento


Por: Alex Fernandes França
Data: 16/01/2024
  • Compartilhar:

Complexidade do sistema de saúde pode gerar dúvidas compreensíveis entre a população. É fundamental esclarecer que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) desempenham papéis distintos, visando atender demandas específicas.

(Fotos: Alex Fernandes França) A Secretária Municipal de Saúde de Nova Esperança, Izabel Cristina Cancian, destaca a importância dessas unidades no cuidado primário e no acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. "UBS resolvem grande parte dos problemas de saúde da população, atuando diretamente nos locais onde as pessoas vivem", afirma a secretária.

Em busca de promover um entendimento claro sobre os serviços de saúde disponíveis à comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Nova Esperança destaca as diferenças entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento, elucidando sobre quando é mais adequado procurar cada tipo de serviço.

A SMS ressalta que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) desempenham um papel fundamental como a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes locais, conhecidos como postos de saúde, os cidadãos têm acesso a atendimentos gratuitos essenciais, na saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso. Com atendimentos odontológicos, de pré-natal, solicitações de exames, vacinas, testes rápidos, visita domiciliares, renovação de receitas, aferição de pressão arterial e glicemia, dentre outros.

Além disso, as UBS, atuam na promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de agentes comunitários, psicólogos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e educador físico.

A Secretária Municipal de Saúde, Izabel Cristina Cancian, destaca a importância dessas unidades no cuidado primário e no acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. "UBS resolve grande parte dos problemas de saúde da população, atuando diretamente nos locais onde as pessoas vivem", afirma a secretária.

Por outro lado, a SMS destaca a função da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que funciona no prédio lateral do Hospital Municipal, responsável por realizar a urgência e emergência nos município. Essa unidade presta atendimento de média complexidade, sendo indicada para casos como sintomas de infarto, acidentes de trânsito, fraturas, hemorragias, entre outros.

Izabel Cristina Cancian enfatiza a importância do PA no atendimento rápido e eficaz em situações de média complexidade. E das UBS para as doenças crônicas e acompanhamentos de rotina. Pois quando o usuário do SUS, não busca o direcionamento correto do seu atendimento, acaba por ocasionar muitas vezes a sobrecarga no atendimento do PA do Hospital Municipal.

Confira as principais diferenças entre UBS e UPAs:


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.