Itaipu firma convênio para projeto de revitalização do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa, no MS
Reforma e ampliação do complexo hospitalar de Sidrolândia vão garantir mais qualidade no atendimento a pacientes
A Itaipu vai investir R$ 8.583.628,30 num convênio que prevê a elaboração de projetos para as obras de modernização do prédio e ampliação da UTI do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, município localizado na área de abrangência da usina.
A contrapartida da conveniada é de R$ 52.358,40 na parte de gestão administrativa e acompanhamento da execução do convênio, com duração prevista de 18 meses. A maioria do atendimento do hospital é voltada para pacientes do SUS.
“A promoção da saúde e do bem-estar da população, especialmente da mais necessitada, é um compromisso da atual gestão de Itaipu, que tem como foco principal o investimento em questões socioambientais”, afirma o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
“Esse projeto vai possibilitar uma melhoria na assistência à saúde hospitalar de Sidrolândia”, informa a diretora administrativa do hospital, Roseli Corrêa. “A modernização trará mais espaços para atendimentos e procedimentos de urgência e emergência, pois o município está em pleno desenvolvimento e o Dona Elmíria Silvério Barbosa, único hospital que presta serviço público de saúde na cidade, precisa garantir um atendimento de qualidade, com maior espaço físico para a realização dos procedimentos”, reforça.
Segundo ela, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) possibilitará atendimentos de alta complexidade, diminuindo a transferência de pacientes para hospitais de outros municípios. “Em nome de toda diretoria do Hospital e da população sidrolandense, queremos agradecer à Usina Itaipu por esse convênio.”
Humanização
A parceria intermediada pela Sociedade Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa vai possibilitar a melhoria dos ambientes do complexo hospitalar. “A qualidade do espaço físico de um hospital ou de uma clínica tem uma influência real no processo de recuperação de seus(suas) usuários(as)”, justifica o convênio.
Com a implantação do projeto arquitetônico e predial, a perspectiva é de aumentar em 30% os atendimentos pelo SUS e outros 20% de atendimentos particulares.
Os projetos serão elaborados dentro dos conceitos de arquitetura, tecnologia, conforto e bem-estar, sempre de acordo com as leis e orientações dos organismos de saúde.
O objetivo é melhorar a experiência das pessoas atendidas, agilizar a recuperação dos pacientes e tornar o ambiente hospitalar mais agradável e eficiente para pacientes e profissionais.
Atendimentos
De janeiro a abril deste ano, o hospital registrou 31.774 atendimentos pelo SUS. Neste mesmo período, o hospital atendeu 2.619 pacientes particulares. Nos primeiros quatro meses do ano, o Elmíria Silvério Barbosa encaminhou para Campo Grande (MS) 532 pacientes.
Sidrolândia
Município brasileiro da região Centro-Oeste do MS, Sidrolândia tem cerca de 60 mil habitantes. A cidade, uma das mais desenvolvidas do Estado, abriga famílias de sete aldeias indígenas e outras de assentados de 29 assentamentos.