DEVO ME PREOCUPAR 24 HORAS COM A MINHA POSTURA?
Segundo fisioterapeuta, o segredo da postura ideal é respeitar as curvas naturais da coluna.
Antes de continuar lendo essa matéria, pare e avalie a sua postura. Como você está sentado agora? Faz tempo que está parado na mesma posição? Ao fim do dia você sente dores? Seu rendimento está baixo? Essas são algumas questões importantes antes de começarmos a falar sobre a postura ideal. De acordo com a fisioterapeuta Ana Luísa Marçal, diretora do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos, infelizmente muitas pessoas acham que o correto é manter a espinha ereta, quase em um ângulo de 90º. “Na verdade, o segredo da boa postura está exatamente em respeitar as curvas naturais da coluna” – explica a especialista.
No entanto, a fisioterapeuta orienta que não podemos esquecer que permanecer muito tempo em uma mesma posição é ruim, mas no geral quando nos damos conta, lá estamos nós, sentados no trabalho ou em frente à televisão por horas seguidas. Mas, calma. Não é preciso se desesperar! Ana aconselha que nesse caso o ideal é apenas lembrar-se de revezar entre momentos parados e em movimento, além disso, investir em uma atividade física é sempre importante.
“A atividade física é um dos fatores que o ajudará a manter a postura sempre em dia, de maneira natural. Durante uma aula de Pilates, por exemplo, o aluno começa a entender que a postura é primordial para uma coluna saudável.” – Destaca. Através de um trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, o praticante dessa atividade vai criando uma consciência corporal maior e assim o corpo começa a se alinhar progressivamente. “Esses exercícios atuam na musculatura do abdômen e das costas e promovem também maior mobilidade articular para a coluna vertebral” – Explica a fisioterapeuta.
Ainda segundo a profissional, o Pilates é um ótimo exercício pois busca oferecer o condicionamento dos músculos do tronco através de exercícios para a coluna lombar, torácica e cervical trazendo ao aluno uma consciência corporal fantástica.
Para começar, Ana Luísa deixou algumas técnicas do pilates para que você comece a praticá-las agora mesmo:
1 – Utilize a respiração para soltar a tesão do corpo (inspire e solte o ar devagar);
2 - Movimente-se;
3 - Mantenha sua a mente livre.
ANA LUISA MARÇAL:
Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.instpilates.com.br
Foto Freepik