A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Samae de Presidente Castelo Branco dá bom exemplo em gestão municipal de água e esgoto


Por: Alex Fernandes França
Data: 17/05/2019
  • Compartilhar:
Modelo desenvolvido na captação, distribuição e tratamento de água e esgoto em Presidente Castelo Branco tem chamado à atenção de toda a região.  O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi criado em03 de julho de 1997 com vistas a atender a comunidade com saneamento básico de qualidade.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Presidente Castelo, autarquia municipal, com autonomia administrativa possui como valor a excelência no abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A captação de água é feita por poços artesianos. Para o tratamento de esgoto, são utilizadas  03 estações que fazem o importante trabalho de remoção dos poluentes presentes nos dejetos, retornando ao meio ambiente, a água sem impurezas que possam comprometer a natureza, pois o tratamento passa por diversas fases que vão desde o gradeamento até a desinfecção. 

A empresa é composta por profissionais capacitados que realizam um serviço de excelência aos 5.260 moradores (de acordo com o senso do IBGE 2018). São cerca de 3 mil ligações, totalizando 100% das residências e empresas atendidas. 

O diretor  da Samae Genivaldo Roberto Antônio salienta  que a autarquia visa prestar serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de forma eficiente e qualificada, garantindo à população castelo-branquense a constante melhoria, rumo à excelência, com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. 

Genivaldo explica como funciona o  procedimento de cloração da água. “O processo de captação de águas subterrâneas acontece em quatro etapas: captação, filtragem, reservação e distribuição”, salientou.  

A Samae não visa lucro, ou seja, todo o recurso captado junto aos usuários é investido no sistema, incluindo melhorias na rede de esgoto. Por ser uma água captada via poços, os custos para seu tratamento são bem menores se comparados à captação via rios ou córregos, via de regra assoreados e com elevado nível de turbidez. 

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontram-se coberta por água.  Entretanto, a maior parte desse volume – cerca de 97% – é de água salgada, restando apenas 3% de água doce no planeta. Desta pequena parcela, somente um terço de água é acessível; encontrada nos rios, lagos, lençóis freáticos superficiais e atmosfera. Toda a porção restante é representada por geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos, o que a torna inacessível ao homem.

“A água é um bem precioso, por isso é importante que a atenção quanto ao seu uso correto seja constante. Preserve, reserve, reutilize”, finalizou Genivaldo Roberto Antonio.

 

Captação é feita por meio de  05 poços semi-artesianos

A Samae possui em seu sistema de abastecimento de água na zona urbana 03 (três) poços semi-artesianos tendo produção de aproximadamente 60 metros cúbicos por hora abastecendo um total de 2006 ligações de água e na zona rural composto de 02(dois) poços semi-artesianos que atende as 03(três) vilas rurais e algumas propriedades rurais próximas ao logradouro totalizando 115 ligações de água.

A Captação da sua água é subterrânea de 05 poços tubulares profundos, numa profundidade média de 105 a 120 metros, alcançando o aquífero Arenito Caiuá. O Município de Presidente Castelo Branco encontra-se localizado na bacia hidrográfica dos Rios Ivaí e Pirapó. O índice de atendimento com água tratada é de 100% da zona urbana e mais as chácaras e sítios rurais no entorno da cidade e também as 03 vilas Rurais. Possui 01 Reservatório Quadrado apoiado em concreto de 300 m3 e mais 04 reservatórios elevados dois na cidade e dois nas vilas rurais. O tratamento de água é do tipo simples cloração, com desinfecção com hipoclorito de sódio a 12%, também estamos desde setembro de 2003 efetuando a fluoretação da água com Ácido Fluossilícico Liquido para a prevenção da cárie dentária.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.