Luciano Miguel: de “estranho” nas ruas de Paranacity ao símbolo de resistência na 1ª Corrida do Urucum
Quando calçava seus tênis de corrida há 34 anos, Luciano Miguel dos Santos, 51 anos, era visto com certa estranheza nas ruas de Paranacity. O atletismo não era tão popular. Hoje, o industriário é representante da cidade em dezenas de corridas de rua em provas no Paraná e outros Estados.
Luciano também estará na 1ª Corrida do Urucum, marcada para o dia 8 de fevereiro de 2026. O trajeto é de 5 quilômetros pelas ruas da cidade. O evento esportivo é uma promoção da Prefeitura de Paranacity, por meio da Secretaria de Esportes, com apoio da Câmara Municipal.
Luciano começou a correr na década de 1990, incentivado pelo ex-vereador Nenca Silva, que trabalhou na Junta Militar do município. “A gente era visto, literalmente, como o bobo”, recorda. A história mudou. Luciano tem reconhecimento do cuidado com a saúde por meio do esporte e por levar o nome de Paranacity a várias cidades nas competições de atletismo.
Três décadas depois, a semente plantada se transformou. O industriário carrega nas pernas e no coração a marca de aproximadamente 300 competições pelos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Em casa, as estantes e prateiras exibem dezenas de troféus e medalhas. Sua especialidade são os 10 km, distância que domina com a resistência de quem fez do asfalto um caminho de vida.
Luciano treina na Avenida Brasil, em Paranacity, para 1ª Corrida do Urucum – Foto Assessoria de Comunicação/Câmara de Paranacity
Mas o maior prêmio, afirma ele, não está exposto em nenhuma estante. “Para mim, correr hoje é tudo. É o que me dá qualidade de vida, de saúde”, disse, com a voz embargada pela emoção que só quem viveu a transformação do esporte na comunidade consegue expressar. “É o que eu represento para as pessoas aqui dentro do município pequeno. A gente não tinha o respeito na qual tem hoje”.
Luciano é testemunha viva da evolução do atletismo local, que saiu do anonimato para se tornar um movimento que une saúde, superação e comunidade. A corrida, para ele, transcende o exercício físico. “Além de amizades, né? Cultura, conhecimento, a única oportunidade que eu tinha de sair, além do meu trabalho, era dessa forma. Era… quando você ia representar o município, na qual eu tenho paixão”, diz.
Luciano completa, com a sabedoria de quem conhece cada curva do percurso da vida: “A corrida te ajuda, além da saúde física, na saúde mental. Sim, isso é fundamental”.
A Primeira Corrida do Urucum surge neste contexto, não apenas como um evento esportivo, mas como um marco de reconhecimento. “É um esporte simples de fazer e bem barato”, disse Luciano, destacando a acessibilidade da prática.
Luciano e os troféus conquistados nas corridas de rua ao longo de 34 anos – Foto Arquivo Pessoal
Ao falar sobre o futuro, as palavras soam como um presente para a nova geração de corredores: “Hoje, vejo que preciso viver mais 50 anos para pagar o que esse esporte me ofereceu em qualidade de vida. E acho que é o mínimo que eu vou conseguir fazer para que eu possa retribuir”.
A prova de 8 de fevereiro de 2026 é, portanto, mais do que uma competição. É a materialização de uma história de paixão, persistência e pertencimento. É o reconhecimento de que, às vezes, tudo o que se precisa para fazer parte dessa jornada é, como diz Luciano, “um tênis não seja muito judiado, um short e uma camiseta… você está dentro do atletismo”.
O nome da corrida é uma homenagem a Paranacity Capital do Urucum do Paraná. Paranacity e o município vizinho Cruzeiro do Sul são os maiores produtores do Estado, com total de 805 toneladas e Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 12,1 milhões em 2023. A produção dos municípios têm o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
1ª Corrida do Urucum
Data: 08 de fevereiro de 2026
Distância: 5 km
Local: Paranacity (PR)
Realização: Prefeitura de Paranacity, por meio da Secretaria Municipal de Esportes
Apoio: Câmara Municipal de Paranacity
Inscrição pelo site https://tvcomrunning.com.br/

