A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Fanfarra de Alto Paraná retoma suas atividades com nova formação


Por: Alex Fernandes França
Data: 13/09/2019
  • Compartilhar:
A ideia da  nova formação da Fanfarra Municipal surgiu em 20 de maio deste ano sob o tema “O sonho de hoje, o futuro para o amanhã”. Adultos, crianças e adolescentes fazem parte do Projeto. Nas comemorações da Independência, a Fanfarra estreou oficialmente.

O sonho da retomada da Fanfarra Municipal de Alto Paraná começou a ganhar forma no dia 20 de maio deste ano, quando um de seus futuros membros revelou seu desejo a outra pessoa: “tocar em uma fanfarra”. Seu nome: Marcos Vinício Pedreira de Barros, que revelou ser apaixonado por fanfarras, onde tocou há 30 anos. Ele foi membro do Clube dos Desbravadores por algum tempo e surgiu então a vontade se se renovar e assumir o comando da Fanfarra, cujo projeto contribui para o engrandecimento da atividade cultural no município. Ele compartilhou seu desejo com o amigo José Antônio de Oliveira (Tika) e iniciaram a formação, começando por seus filhos e os demais integrantes que hoje compõem a Fanfarra. “Tika” também já tinha anteriormente participado de outros projetos, inclusive conquistado várias premiações. “Um pouco do meu talento ajudando a formar grandes cidadãos do futuro”, revela.

Outro integrante a participar foi Silvia Henrique dos Santos Silva, que no início levou seu filho a fazer parte da Fanfarra e depois acabou se envolvendo, se tornando responsável pela Comissão da Frente, pois já havia integrado outros projetos e sempre foi apaixonada pela Fanfarra e convidou então a coreógrafa Suzana Silva de Oliveira para contribuir com a formação dessa comissão , formada por voluntários e outros “bons sonhadores” e voluntários. Tudo será documentado e o memorial da Fanfarra já foi iniciado para alcance das futuras gerações por meio da produção de fonte histórica.  Suzana acalentava desde criança o desejo de integrar uma fanfarra. O tempo passou e esse desejo veio a se realizar tempos depois, pois sempre nutriu paixão pelas artes, se tornando professora de Ballet. 

A última a integrar a comissão de voluntários foi a costureira e designer de moda Valdirene Aparecida Rúbio que já havia participado de uma fanfarra no Estado de São Paulo quando tinha  apenas 09 anos de idade e “dançava como se fosse uma bailarina. Conheceu aquele que seria seu esposo  ao assistir uma apresentação e o viu tocando. O encanto foi imediato e ali se iniciava uma vida a dois. Ela imediatamente aceitou o convite para desenhar e confeccionar as vestimentas dos membros da fanfarra e a cada peça feita, seu amor e envolvimento no projeto aumentavam. Ao fazer cada roupa, a memória dos tempos de infância voltou em sua mente.  A Fanfarra conta com 55 integrantes e conta com diversos padrinhos. Suas cores são branca, azul royal, preta  e dourado.  A Fanfarra, que se apresentou no último dia  08 de setembro em comemoração à  Independência do Brasil em Alto Paraná e no próximo domingo (15) a partir das 10h30 vai mostrar sua arte na  Maristela e no dia 22, a partir das 10 horas,  no distrito de Santa Maria.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.