Educandos das 1.ªs séries do Colégio Coração de Jesus refletem sobre empreendedorismo como caminho contra a evasão juvenil no município
Por Prof. Fernando Razente[1]

Na manhã de quinta-feira (22), os educandos das 1.ªs séries do Novo Ensino Médio, no Itinerário Formativo de Empreendedorismo, participaram de uma enriquecedora palestra com o gestor público e empreendedor Jean Zanchetti, realizada no auditório do Colégio Coração de Jesus. A atividade marca a primeira etapa da avaliação interdisciplinar intitulada “Empreendedorismo como Resposta à Evasão Juvenil em Nova Esperança”, idealizada pelos educadores Fábio Nishimura (Física), Lilian Vieira (Língua Portuguesa), Mateus Faccin (Matemática) e Fernando Razente (Sociologia).
Com o tema “Panorama Demográfico, Populacional e Econômico de Nova Esperança”, Jean Zanchetti apresentou dados atualizados sobre os desafios socioeconômicos que afetam o município, com foco especial no público jovem entre 17 e 20 anos. O gestor destacou indicadores preocupantes de atuação e empreendimento juvenil, chamando atenção para a urgência de ações inovadoras que valorizem a permanência dos jovens na cidade e o engajamento dos mesmos na geração de bens e serviços.
Durante a palestra, os alunos foram provocados a refletir criativamente sobre quais são as possíveis soluções para o problema da evasão municipal que podem nascer a partir de uma visão empreendedora.
A proposta avaliativa envolve múltiplas competências, entre elas: a análise de dados demográficos e econômicos, as determinações legais do município envolvendo o ambiente de negócio, a identificação das causas da evasão juvenil e o desenvolvimento de propostas empreendedoras realistas, sustentáveis e atrativas.
A etapa seguinte consistirá na análise de casos reais de jovens da cidade — como comerciantes, investidores, agricultores, artistas, estudantes e jovens pais —, a fim de elaborar soluções personalizadas e contextualizadas.
Em grupos, os estudantes irão se debruçar sobre esses perfis, relacionando suas histórias aos dados apresentados na palestra, e buscando alternativas que incentivem o pertencimento, a geração de renda e a valorização da identidade local.
A culminância do projeto ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho, com a apresentação das propostas empreendedoras desenvolvidas pelos alunos, que serão avaliadas por uma Banca Examinadora composta pelos professores do Itinerário. A expectativa é de que a atividade contribua não apenas para o aprendizado acadêmico, mas também para a formação cidadã e o fortalecimento do compromisso dos jovens com a transformação social de Nova Esperança.