A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Atalaia retoma as aulas presenciais e faz balanço positivo: “avanço da vacinação foi fundamental”


Por: Alex Fernandes França
Data: 02/09/2021
  • Compartilhar:

Profissionais foram capacitados para atender a nova demanda imposta pela pandemia com planos de contingência e protocolos de biossegurança que já estão dando resultados.

(Alex Fernandes França) – Com muita segurança, o município de Atalaia retomou as aulas presenciais com a totalidade dos alunos em sala de aula no último dia 02 de agosto

Assim como aconteceu com os adultos, a pandemia abalou psicologicamente as crianças e jovens. Além do isolamento social, em que elas precisaram mudar a rotina e ficar em quarentena, outras questões referentes ao assunto tiveram um impacto grande em suas vidas. Com muita segurança, o município de Atalaia retomou as aulas presenciais com a totalidade dos alunos em sala de aula no último dia 02 de agosto.  Depois de passarem por um processo de adaptação ao ensino remoto, ao longo de 2020 e agora em 2021, em função da pandemia da Covid-19, com o avanço da vacinação e consequente queda no número de novos casos, a Rede pública Municipal de Ensino entendeu que o momento era de retomada.

            De acordo com a Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ariani Vilhena, “a adaptação às aulas virtuais foi especialmente difícil para professores e alunos da rede pública, já que uma parcela significativa dos estudantes não tem acesso à internet e a computadores ou mesmo experiência com o uso da tecnologia na educação”, pontuou.

Ainda, a secretária acredita “é na reabertura das escolas que reavaliaremos, junto a equipe, em uma tentativa de mitigar os prejuízos na aprendizagem impostos em meio às dificuldades, mas reconhecemos que o comprometimento de todos é evidente e nos auxiliará a equiparar os níveis educacionais”, declarou.  A reportagem visitou a Escola Municipal Vania Maria Simão e o CMEI Espaço do Saber, e constatou os cuidados indispensáveis neste importante momento, como os totens de álcool em gel espalhados pelos corredores e demais áreas de uso coletivo e a obediência ao correto distanciamento, tanto nas salas de aula quanto nos refeitórios. “Em um primeiro momento houve grande apreensão de como seria esse processo, pois ainda estamos nos adaptando para melhor atender a comunidade escolar”, avaliou Ariani. Nesse sentido, a volta presencial para as turmas de infantil II e III, no CMEI Cristopher Rumanski dos Santos, está programada para 13 de setembro.

Apesar de iniciar presencialmente, os pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno, poderão manter seus filhos no ensino remoto ou híbrido, reiterando que o uso da máscara continua sendo obrigatório. Além disso, os estudantes têm a temperatura aferida todos os dias, na entrada, as janelas ficam abertas e os objetos e materiais escolares não podem ser compartilhados, seguindo o distanciamento mínimo de 1 metro na sala de aula, transporte escolar e demais espaços. "A vacinação está sendo fundamental para os professores, os funcionários das escolas e toda a comunidade escolar. Nos sentimos mais seguros, mas não devemos esquecer que o vírus ainda está em circulação”, finalizou Ariani Vilhena.

“A adaptação às aulas virtuais foi especialmente difícil para professores e alunos da rede pública, já que uma parcela significativa dos estudantes não tem acesso à internet e a computadores ou mesmo experiência com o uso da tecnologia na educação”, pontuou a Secretária de Educação, Cultura e Turismo de Atalaia, Ariani Vilhena

Informações sobre o retorno e atendimento da Rede Municipal de Ensino

Ensino Fundamental: Todos os dias, com frequência presencial de 94% dos estudantes.

Educação Infantil (Pré-escola): Todos os dias, com frequência presencial de 88% dos estudantes.

Educação Infantil (Creche): Programada para 13/09, com retorno presencial do infantil II e III, esperado em 90%.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.