Alto-paranaense quer saúde, asfalto e emprego; governo local tem aprovação de 53%
Encomendada pelo Jornal Noroeste, pesquisa da Ágili apontou as principais demandas da cidade e como a população avalia o desempenho do prefeito e vereadores.
Ao completar os 100 primeiros dias de governo, a gestão Claudio Palito conta com a aprovação de 53,33% dos alto-paranaenses, conforme revela pesquisa realizada pela Ágili Pesquisas e Marketing, encomendada pelo Jornal Noroeste. Ainda de acordo com o levantamento, 37,78% consideram o trabalho igual à administração anterior; 33,33% melhor que a gestão anterior; 20,56% pior que a administração passada e 8,33% não souberam opinar. Saúde, pavimentação asfáltica (ruas esburacadas) e desemprego pontuam entre os principais problemas enfrentados pela população.
A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa JN/Ágili entrevistou pessoas maiores de 16 anos, das zonas urbana e rural de Alto Paraná, por meio da técnica de amostragem quantitativa. Também tabulou os dados com estratificações por sexo, idade e escolaridade.
Equipe de governo e Câmara Municipal
O trabalho desenvolvido pela equipe de governo também foi avaliado pela população. 33,89% consideram o trabalho bom; 5,56% afirmaram ser ótimo; 38,33% regular; 4,44% ruim; 7,22% péssimo e 10,56% não souberam opinar.
Sobre o trabalho dos vereadores, 38,89%consideram bom; 8,89% ótimo; 28,33% regular; 5,56% ruim; 6,67% péssimo e 11,67% não responderam ou não souberam opinar.
Combate ao Coronavírus
As medidas tomadas pela administração municipal no combate ao coronavírus também foram avaliadas pela população. 11,11% consideraram ótimas; 40,56% afirmaram serem boas, 27,78% disseram ser regulares; 7,22% péssimas e 2,22% não souberam opinar.
Sobre os que acham ser importante votar em um candidato, seja Deputado, Governador, Senador ou Presidente da República que seja apoiado pelo Prefeito Palito, 43,33% disseram NÃO; 37,22% responderam SIM e 19,44% não souberam opinar.
Avaliação final
Segundo o diretor do Instituto Ágili Pesquisas, Júlio César Depieri Sanches, “de um modo geral o prefeito tá no prazo em que entendemos que a população concede aos gestores que estão assumindo agora. Tem 53% de aprovação, que não é altíssima, porém não tem reprova. De um modo geral os prefeitos novos que assumiram tem uma aprovação maior que a dele, pelo menos 65%. O comparativo à administração anterior a maioria diz que está igual, 33% melhor e 20% pior, ou seja, é um prefeito razoável. O ponto positivo é que a população diz confiar nele, ou seja, possui credibilidade e o avalia como sendo honesto. O apoio dele para as eleições 2021 deu mais não do que sim. A equipe de governo apareceu de forma equilibrada. A administração também é equilibrada, porém precisa mostrar serviço para não baixar essa aprovação.
Sediada em Londrina (PR), a Ágili Pesquisas e Marketing é especializada na realização de pesquisas eleitorais, de mercado e de opinião, além de oferecer orientação de marketing e consultoria para a tomada de decisões de seus clientes.