A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


MPPR firma convênio com Município para criar Grupo de Reflexão para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher


Por: Assessoria do TCE/PR
Data: 18/06/2021
  • Compartilhar:

Em Carlópolis, no Norte Pioneiro do estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça local, firmou convênio com a Secretaria de Ação Social do Município para a criação de em Grupo de Reflexão para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Conforme indica o nome, esses grupos, que existem em diversas cidades paranaenses, são voltados aos autores de violência doméstica contra a mulher e têm apresentado excelentes resultados na prevenção à reincidência.

No documento de apresentação do projeto, o MPPR explica que o autor da “violência doméstica e familiar contra a mulher paga impostos, não destoa dos membros de sua comunidade e tampouco demonstra socialmente a violência, não sendo agressivo com amigos ou colegas de trabalho. Geralmente, o agressor possui o perfil do homem ‘comum’ e pratica a violência contra a mulher por uma questão de repetição de padrões anteriormente aprendidos, vivenciados e internalizados ao longo da sua vida. Assim, o grupo de reflexão para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher propõe justamente o rompimento de ‘padrões’ anteriormente internalizados pelo agressor, inibindo o ciclo de reincidência e rompendo o ciclo de violência estabelecido”.

Como já acontece em outras localidades, o grupo funcionará com uma equipe multidisciplinar que promoverá encontros com os autores de violência. O grupo reflexivo “busca, por meio de orientação e acompanhamento, coibir, prevenir e reduzir a incidência ou reincidência da violência doméstica contra mulheres. Busca-se, ao final dos encontros, ‘desnaturalizar’ a violência internalizada nos padrões de convivência do agressor”, explica a Promotoria de Justiça.

A participação no grupo de reflexão pode ser voluntária ou determinada por medida judicial aos autores de agressões, com participação obrigatória.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.