A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Ciclismo rural cresce nos fins de semana e praticantes registram paisagens encantadoras


Por: Alex Fernandes França
Data: 24/07/2020
  • Compartilhar:

Procura por trilhas de ciclismo aumenta nos fins de semana em Nova Esperança e região. O desafio é sair da rotina.

Aumenta a cada fim de semana o número de praticantes de ciclismos em Nova Esperança e uma nova modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos é o ciclismo rural. Disposição e alegria não faltam aos praticantes do esporte. Um desses praticantes é Luiz Voltatone, que aos 62 anos é um dos mais experientes do grupo. Ele garante serem apenas passeios de grupos, sem disputas, pelo prazer de realizarem uma atividade física saudável em contato com a natureza. Voltatone diz que era muito sedentário, precisava de uma atividade física e se encontrou no pedal. Em sua opinião o ciclismo é a melhor de todas as atividades e pedala quase todos os dias.  “A atividade acabou virando meu hobby”, completa.

Cachoeiras 

As belíssimas cachoeiras da região estão entre os pontos de paradas obrigatórios. Uma delas é a queda d’água do Rio Jacupiranga no município de Atalaia. “Além da cachoeira de Atalaia, a gente costuma ir também às de Ourizona e do distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu”, frisou Voltatone. 

Um dos trajetos saem da estrada Paracatú com destino às Três Pontes, por onde passa o Ribeirão que abastece a cidade de Nova Esperança. Ipês floridos ao longo de boa parte do trajeto e a brisa suave dão o tom da paisagem. “A gente costuma descer até um pedaço do ribeirão para se refrescar e por vezes utilizá-lo como atalho para que possamos conhecer outros lugares”, frisou o ciclista. O trajeto possui varias elevações, bancos de areia e exige certa técnica. Os menos experientes contam sempre com a solidariedade dos que percorrem a rota há mais tempo.  “Formamos uma grande família, onde todos se ajudam”, ressaltou Luiz Voltatone. 

5 dicas para ficar atento ao pedalar em estradas rurais

As estradas rurais e vicinais, assim como na cidade, tem suas próprias regras ao pedalar e também são perigosas ao contrário do que muitos ciclistas pensam. Por ser um ambiente mais tranquilo, os motoristas tem tendência de acelerar mais e prestar menos atenção. Por isso, é necessário ter em mente alguns cuidados como estes antes de se arriscar a pedalar em uma vicinal:

NÃO ESPERE QUE MOTORISTAS VEJAM VOCÊ

Na cidade, por ter um trânsito mais denso, os motoristas de carros acabam ficando mais atentos. Nas estradas é diferente, o mais seguro é manter-se nos acostamentos e dobrar a atenção em cruzamentos. Sempre lembrando da sinalização traseira da bike.

OLHE PARA TRÁS DE VOCÊ

É bom olhar por cima dos ombros sempre que chega próximo a cruzamentos ou está pedalando em estradas mais perigosas. Um acidente comum entre carros e bikes é onde o carro ultrapassa o ciclista e reduz a velocidade logo em seguida para fazer uma conversão, facilmente a bike perde o controle e colide no carro.

EVITE PEDALAR AO PÔR DO SOL

Quando o sol está se pondo, a visibilidade do motorista fica prejudicada e o ciclista fica praticamente invisível na estrada.

PRESTE ATENÇÃO NO TRÁFEGO OPOSTO

Muito cuidado com os carros que vem em direção oposta, principalmente quando for fazer conversões.

DESCANSE EM LOCAIS BEM VISÍVEIS

É sempre bom evitar as paradas, mas, se for necessário, procure sempre locais que estejam bem iluminados e com certa distância das vias de tráfego.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.