A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Casa de Recuperação passa por dificuldades financeiras e sua manutenção depende de doações


Por: Alex Fernandes França
Data: 06/05/2021
  • Compartilhar:

Segundo o Pastor Ivanei Santos da Igreja Batista Amor e Cuidado de Colorado, o Centro Educacional de Restauração Nova Esperança (CERNE) do qual é presidente, passa por sérias dificuldades que se acentuaram por conta da pandemia.

A situação da Comunidade Terapêutica CERNE, da cidade de Colorado está bastante complicada. A entidade, que atua no atendimento a dependentes químicos luta com dificuldades para conseguir arcar com o alto custo de sua manutenção. O Centro abriga atualmente 12 dependentes químicos, mas manter esse trabalho não tem sido tarefa fácil.

            Segundo o Pr. Ivanei Santos, Presidente da Instituição, os municípios que mantinham parcerias optaram por encerrar os convênios em função de suas respectivas dotações orçamentárias. “Indo para o lado da Saúde, existe outra grande dificuldade pois para a celebração do convênio precisamos ter uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, psiquiatra, assistente social, enfermeiro, médico, todos com um mínimo de hora dentro da nossa comunidade terapêutica além de uma estrutura comparável a uma Unidade Básica de Saúde ou seja, algo praticamente impossível”, desabafou.

            Antes do internamento é realizado um estudo socioeconômico com as famílias dos dependentes para ver se possuem condições de custear sua estadia. “Já tiramos muitos em situação de rua e que não possuem condições de pagar por isso, aí entram as doações, tão importantes para nós. Alguns doam alimentos ou fazem depósitos bancários em nome da instituição, mas as ofertas caíram muito e a pandemia agravou o cenário”, explicou o Pastor.

(Alex Fernandes França) – “Estamos trabalhando no vermelho e os gastos só aumentam. Os custos envolvem alimentação, aluguel da chácara, energia elétrica, manutenção de veículos, combustíveis, pagamento dos funcionários além de outros. Só não fechamos ainda por intervenção divina”, desabafou o Pr. Ivanei Santos, Presidente da Comunidade Terapêutica

            Os custos fixos para a manutenção do CERNE giram em torno de R$ 6.000,00 porém a arrecadação fixa não chega a 50% e o resto precisa ser coberto mês a mês. “Estamos trabalhando no vermelho e os gastos só aumentam. Os custos envolvem alimentação, aluguel da chácara, energia elétrica, manutenção de veículos, combustíveis, pagamento dos funcionários além de outros. Só não fechamos ainda por intervenção divina. Semana passada recebemos 200 frangos em doação, mas a demanda é sempre maior”, salientou Pr. Ivanei Santos.

            No Brasil, as Comunidades Terapêuticas são quase que a única oportunidade de tratamento residencial de longa duração, o que a torna, como indispensável e uma importante alternativa para o tratamento prolongado aos usuários de substâncias psicoativas. “Temos o privilégio  de fazer parte do processo de transformação de vidas, contribuindo para os indivíduos que passam pela nossa instituição encontrem uma nova forma de ser e estar no mundo. Deus nos deu a  oportunidade de trabalhar com intervenções de natureza psicológica, espiritual e social, intervenções essas que objetivam a reabilitação, a mudança de vida e a reflexão longe do uso das drogas e temos inúmeros casos de pessoas que se recuperaram por completo deste mal,  grande flagelo da sociedade”, finalizou o Pr. Ivanei Santos, Presidente do CERNE. 

           

Para ajudar

Dados para depósito

CERNE – Centro Educacional de Restauração Nova Esperança

Caixa Econômica Federal

Agencia 1260

Conta Corrente 1860-2

Chave Pix 11.369.625/0002-22

Maiores Informações: (44) 99841-0970 (Pr. Ivanei Santos)


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.