A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


15º Atalaia Rodeio Festival acontece neste fim de semana em comemoração ao aniversário da cidade


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 26/07/2019
  • Compartilhar:
A tradicional festa está na sua 15ª edição e terá diversos atrativos, que prometem encantar o público visitante. O município comemora seu 59º aniversário. Em de 25 de Julho de 1960 a Lei nº 4.245, criou o município de Atalaia, com território desmembrado de Nova Esperança.

Acontece no próximo fim de semana, de 25 a 27 de julho, o tradicional Atalaia Rodeio Festival. A previsão dos organizadores é de que inúmeras pessoas compareçam ao Parque de Eventos Pioneiro Atílio Siroti onde assistirão a shows, rodeio em touros, prova de laço em dupla, rodeio em carneiros, prova dos 3 tambores, além de saborearem as delícias comercializadas na praça de alimentação. A abertura da festa ocorrida ontem, quinta-feira, 25, teve o  show da dupla Talis e Welinton e em seguida aconteceu o rodeio em touros onde os peões tiveram  a oportunidade de mostrar suas habilidades nas disputas  disputa com os animais da Companhia de Rodeio Paulo Emílio e também Gilgas e Brutus. Já na sexta-feira, (26), além do rodeio em touros acontecerá a prova de laço em dupla e 3 tambores.

O show da noite ficará por contra da renomada cantora Naiara Azevedo. Em fevereiro deste ano, a cantora gravou o “Naiara Sunrise”, lançando a música de trabalho intitulada Rapariga digital, dirigida pelo produtor musical goiano Blener Maycom, entre outros hits aclamados pelo público sertanejo.

A grande final

No sábado, (27), a grande final do rodeio em touros promete levar  público ao delírio. Com o profissionalismo na locução de Henrique Soares, Luizinho Mirante, Taturana e o prata da casa, Clóvis Fernandes, as pessoas ainda poderão acompanhar a alegria e coragem dos competidores mirins no Rodeio em Carneiros e as finais das provas de Laço e 3 tambores.  O encerramento musical ficará a cargo do cantor Loubet. “A Festa é promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a APMI de Atalaia e apoio da Câmara tendo como Rádio oficial do evento a Massa FM 92.3, marcando o aniversário de 59 anos do município. Todos são muito bem vindos e a cidade está de braços abertos para receber o público visitante”, ressaltou o prefeito Fábio Vilhena. 

“Eu, o vice-prefeito Duda, a Câmara Municipal e toda nossa equipe queremos parabenizar o município, cumprimentando cada atalaiense pelo aniversário de 59 anos. Muito obrigado a todos que nos estão colaborando para que a Festa se torne a cada ano que passa tradição e grande sucesso”,  disse à reportagem do JN, o  prefeito Fabio Vilhena.

 

Um pouco de História

O município de Atalaia teve sua origem com o diminuto povoado composto por elementos étnicos provindos de quase todas as partes do Brasil. De matagais inóspitos, as terras foram sendo transformadas em cultura de café, pecuária e outras ramificações agrícolas.

A colonização do município deve-se em grande parte ao projeto vitorioso do desenhista Geraldo Brook, que pertencia ao quadro de funcionários da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, empresa que idealizou e viabilizou inúmeros municípios na vasta região compreendida entre os rios Paranapanema, Ivaí e a fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre 1943 e 1950 essas terras pertenciam ao município de Mandaguari, que nessa ocasião iniciou-se a formação do Patrimônio denominado “INFERNO VERDE”. A historia registra que no primeiro movimento, com os ideais de colonização do lugar, deu-se em Janeiro do 1950, contendo-se como primeiras moradoras às famílias de Jose Joaquim Rodrigues, Manoel Augusto da Silva, Vicente Marques de Farias, Joaquim Alves de Rezende, Manoel Rodrigues Pereira, Luiz Cicotti e Jose Garcia Filho.

Em 1951, por causa da extensa área que compreendia o município de Mandaguari, teve-se o desmembramento e a criação do município de Nova Esperança, que então passou a responder pela jurisdição do pequeno povoado. 

Em 14 de Dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.524, o núcleo de Atalaia foi elevado à condição de Distrito Administrativo de Nova Esperança.

Devido ao seu grande desenvolvimento, foi sancionada pelo Governador Moysés Lupion de Tróia, em de 25 de Julho de 1960 a Lei nº 4.245, que criou o município de Atalaia, com território desmembrado de Nova Esperança.

A instalação oficial se deu no dia 15 de Novembro de 1961.

Atalaia desmembrou-se em 25.07.1960 de Nova Esperança, que em 14.11.1951 emancipou-se de Mandaguari, que se originou em 10.10.1947 de Apucarana, que se desmembrou em 30.12.1943 de Londrina, que se emancipou em 03.12.1934 de Jataí, que em 14.03.1929 originou-se de São Jerônimo, que se desmembrou em 23.02.1920 de Tibagi, que em 18.03.1872 emancipou-se de Castro, que se originou em 24.09.1788 de Curitiba, que se desmembrou em 29.03.1693 de Paranaguá, que foi criado por Carta Régia em 29.07.1648.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.