Novas tarifas de pedágio no Paraná passam a valer a partir da 0h de quinta-feira; veja valores
Cobranças mudam em cinco das seis concessionárias do Anel de Integração.
O reajuste contratual anual das tarifas de pedágio entra em vigor a partir da 0h de quinta-feira (13) no Paraná. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), as tarifas mudam em cinco das seis concessionárias do Anel de Integração.
Após receber as resoluções homologatórias da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), o DER-PR encaminhou, na terça-feira (11), à Imprensa Oficial as portarias números 424 a 428/18.
As portarias, com publicação no Diário Oficial nesta quarta-feira (12), autorizam as concessionárias Ecovia, Caminhos do Paraná, Ecocataratas, Rodonorte e Viapar a cobrar novas tarifas em 24 praças de pedágio.
O reajuste médio dos preços cobrados pelas concessionárias varia de 6,66% a 17,6%. Para carros, o menor valor é o da praça de Balsa Nova (R$ 8,70) e o maior, de São José dos Pinhais (R$ 20,90).
Confira, abaixo, os percentuais médios de reajuste:
- Rodonorte – 6,66%
- Ecovia – 7,91%
- Ecocataratas – 7,66%
- Viapar – 17,60%
- Caminhos do Paraná – 8,40%
- Econorte – Não apresentou pedido de reajuste, segundo a Agepar. Em nota, a empresa diz que encaminhou o pedido ao DER-PR e que aguarda manifestação sobre a homologação.
O DER-PR esclarece que o índice de reajuste é baseado em uma fórmula paramétrica composta por índices setoriais divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme previsão contratual.