“Faço política com sentimento e muita vontade de transformar a vida das pessoas”, diz o pré-candidato ao Senado, Guto Silva
Na última semana, o deputado estadual e pré-candidato ao Senado Federal, Guto Silva, esteve em Nova Esperança sendo, na oportunidade, recebido por lideranças políticas locais. Concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Noroeste e falou um pouco de sua trajetória bem como pretensões políticas futuras.
Jornal Noroeste – Conte um pouco da sua trajetória política e o que lhe motivou a já se posicionar como pré-candidato a Senador pelo Paraná?
Guto Silva – Eu tenho uma trajetória como de muitos paranaenses, sou pé vermelho de nascimento, nascido em Maringá, família toda daqui do Norte do Paraná, mas muito cedo me mudei para Pato Branco, meus pais são professores, ai comecei minha jornada lá, por um acidente não havia uma preparação, minha formação era Comércio Exterior, trabalho com exportação do agro, esta é minha identidade empresarial. Há 12 anos atrás num processo político fui convidado a ser candidato a vereador, fui o mais votado por Pato Branco, depois logo comecei a jornada com dois mandatos de Deputado Estadual, reeleito Deputado Estadual e nestes últimos anos trouxe articulação política à frente da Casa Civil, que é a Secretaria mais importante do Governo do Estado. Tive este privilégio de acompanhar o governador Ratinho Júnior nesta jornada, nesta caminhada, naturalmente esta transformação que o Paraná precisa não é mesmo?
Fomos surpreendidos pela pandemia que fez com que tivéssemos que nos organizar toda estratégia, todo fluxo e também me deu uma condição toda muito especial de poder conhecer os quatro cantos do Paraná. O convívio direto com os prefeitos com as lideranças, eu costumo dizer que a Casa Civil é de foguete ao alfinete, todos os assuntos passa pela Casa Civil, desde Empregos, Trabalho, Obras, Educação, Saúde e naturalmente uma relação como político. E foi justamente neste processo que com o apoio dos Deputados, Prefeitos começaram a se posicionar que nós precisamos de uma alternativa ao Senado, que tivesse conectado com uma agenda muito clara de Paraná, que pudesse ter um relacionamento direto, presença junto a população fui estimulado por muitas lideranças e iniciasse à jornada ao Senado Federal. Costumo dizer que o paranaense tem como mantra em nosso DNA em nossas veias. Um sangue de trabalho. Gostamos de trabalhar, o paranaense é trabalhador, tem energia, quer vencer, quer avançar, quer melhorar a vida dos filhos. E este espírito que quero levar ao Senado. Creio que o Paraná é um estado muito forte pra ter uma voz silenciada no Senado, preciso gritar alto, preciso levar voz, preciso batalhar, preciso lutar e sobretudo para que as coisas aconteçam no nosso Estado, é lógico que o bom debate, os grandes temas são importantes, precisamos de resultados práticos pra poder gerar emprego, melhorar a vida das pessoas. Então estou muito feliz em fazer esta caminhada em Nova Esperança, com resultados com obras, mas sobretudo com esta conexão para que possamos conseguir de uma forma harmoniosa, integrada trazer coisa boas para a população. Estou animado a iniciar esta caminhada”.
JN – Como tem sido a acolhida nos municípios que você tem percorrido? Os prefeitos tem pontuado algumas demandas e expectativas com relação a sua eventual chegada ao Senado?
Guto Silva – “Os prefeitos na sua grande maioria representam o anseio, os sonhos de milhares de pessoas. Quando os prefeitos chegam a Brasília, ou até mesmo no Palácio Iguaçu, ou Assembleia Legislativa, expressam em suas solicitações o desejo da comunidade. Sempre tratei estes desejos com muita responsabilidade, e a relação muito sincera e franca com os prefeitos permitiu que a gente criasse esse laço de amizade, respeito e tem me ajudado agora me credenciando a poder alçar voos maiores justamente pelo estilo, construindo um diálogo os prefeitos, vereadores e demais lideranças, porque quando se fica distante da realidade, distante do seu povo, você acaba perdendo esta sintonia fina, e quando está próximo a gente erra menos, erra pouco, né? Nesta oportunidade quero o prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, pelas obras, num trabalho integrado. O grande pedido dos prefeitos é que haja um bom atendimento e ampla proximidade. Com bom diálogo, com boa conversa, pode buscar soluções de forma conjunta”.
JN – A que você atribui sua ascensão meteórica na política paranaense?
Guto – “Boa pergunta essa viu! Acho que é com o trabalho. Digo que nada supera o trabalho, e quando está com propósito, bom coração e coragem de fazer as coisas, a população rapidamente percebe quando existe verdade nas questões tratadas. Faço política com vontade, devoção, com minhas verdades, a vezes a gente tem que corrigir as nossas verdades, a gente erra também, mas tem que ter humildade para corrigir rumos. Eu faço política com sentimento, com desejo, com vontade de transformar a vida das pessoas. Gosto de fazer o melhor, felizmente nessa minha jornada, são quase 12 anos de vida pública, graças a Deus consta em minha biografia a honra e orgulho das minhas ações. Pretendo ai continuar este trabalho firme no propósito de bem representar o desejo do nosso povo paranaense”
JN – Suas considerações finais. Fique à vontade
Guto – “Estou com o coração cheio de gratidão. É gostoso ter o reconhecimento dos prefeitos e lideranças políticas por onde passo. Os Deputados que conviviam comigo diariamente na Casa Civil reconhecem o trabalho e a dedicação. Afirmo que nada supera o trabalho. Com vontade de realizar e fazer com determinação as coisas acontecem e muitas aconteceram. O Paraná passa por uma profunda transformação. O Governador Ratinho Jr. sabe direcionar o Estado. Enfrentamos uma pandemia difícil no meio do caminho. Tivemos que nos reorganizar, mas felizmente o paraná continua firme com esperança, com ares novos e olhar no futuro”.
Ouça esta entrevista em áudio:
Quem é Guto Silva?