A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 24/11/2022
  • Compartilhar:

O uso indevido do verde e amarelo e de nossa bandeira acabou prejudicando a torcida pela seleção brasileira. A Copa do Mundo é uma mistura de diferentes culturas do futebol.

Conversa quase unânime por todos os cantos entre brasileiros, mesmo com a Copa já em andamento, aquele espírito de seleção de outrora ainda não vingou completamente no país. Antigamente, nesta época, havia uma agitação muito grande, uma mistura de ansiedade e festa desde as capitais até os mais longínquos rincões.  Que bom tocar uma vuvuzela na hora do jogo.  A maioria sabia   escalação de nosso time. Desta vez nada ou quase nada aconteceu. Há uma indiferença com a nossa seleção, com a Copa, mesmo com aqueles que consideram o evento Copa do Mundo como sendo o grande acontecimento esportivo do planeta, pois é uma mistura de diferentes culturas do futebol.

Mas por que tudo isso?  Acredito que haja vários fatores a começar pela mercantilização do esporte, pois preparamos os nossos jovens para jogar no futebol europeu, asiático e não no país. Muito dinheiro em jogo. ´Os empresários da bola vivem dentro dos clubes, CBF e FIFA. Qualquer cabeça de bagre ganha uma nota por lá.  Em segundo, é porque a seleção não nos representa mais.  Não tem nenhum jogador dos que jogam em nossos clubes que seja titular da seleção. Os jogadores moram e jogam na Europa, na Ásia, etc., há anos. Nossa seleção é um catado de jogadores brasileiros-estrangeiros. E finalmente, ainda temos que conviver com o sequestro das cores verde e amarelo de nossa camisa e da nossa bandeira pelo bolsonarismo.  Usar a camisa da seleção e uma bandeira passou a ser uma atitude de quem não gosta da democracia, combate a ciência e é a favor do desmatamento e das queimadas da Amazônia.  São fascistas. O fardamento verde e amarelo é marca de bolsonaristas golpistas que ficam na beira de estradas ou das ruas fazendo greve por não terem conseguido votos suficientes nas eleições presidenciais. A camisa canarinha, vestida por Sócrates, Zico, Pelé, Casagrande, Júnior, Ronaldo o fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Garrincha  e outros craques , hoje é vestida por bolsonaristas  golpistas que representam um pesado fardo desta nação comandada por um tosco presidente que sufocou mulheres, negros, LGBTQIA+, pobres, ciência, bocas famintas, etc. Mesmo assim, temos que assistir todos os jogos do Brasil e que bom seria ganharmos  o hexa e dar alegria  ao povo brasileiro, sufocado pela falta de uma  conquista em Copa do Mundo de Futebol  há  20 anos e há quatro,  por um presidente  golpista.-

Coisas do Cotidiano

·       Governo Ratinho Jr. quer enfiar um pacote de medidas goela abaixo dos paranaenses.  Em quatro dias, om governo quer que os deputados discutam e votam a favor do governo uma série de medidas a toque de caixa. De repente, até a privatização da Copel entrou no pacote. Aliás, a questão de seis meses, Ratinho estava eufórico com os lucros da Copel. Mas os agricultores já chiaram contra as medidas de pagarem impostos sobre a produção rural e o governo medroso, já recuou. Afinal, tem vários deputados aliados que têm propriedades rurais. O governo quer arrecadar mais de 3 bilhões, que foi o prejuízo que os governantes tiveram em seus estados na redução de ICMS para investir e agradar a campanha de Bolsonaro, com a queda nos diversos preços de produtos e serviços. Gasolina foi um exemplo. E agora que Bolsonaro foi derrotado, aguardando o momento de já ir embora, o governo Ratinho quer que o povo pague os 3 bilhões.

·       Sem piedade, governo Bolsonaro, após a sua derrota, corta verba e água potável de mais de 1,6 milhão de pessoas no Nordeste. A operação Carro-Pipa do governo federal que leva água potável as famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos, teve os recursos cortados, levando os caminhões pipas a pararem de levar água potável ao interior nordestino. Como fica agora, ninguém sabe.

·       Mulheres do Qatar vão ao estádio pela primeira vez.  Quem sabe seja uma nova era para as mulheres do Qatar ao assistirem o jogo Qatar x Equador. Até então elas não tinham o hábito de irem a um jogo de futebol. Com 60 mil pessoas no estádio, o grito da torcida, as equatorianas com os rostos pintados com as cores do país, deixaram as qataris felizes da vida, extasiadas, levando-as ao choro pelo Qatar ser o primeiro país árabe a sediar uma Copa. A torcida do Catar também se fez presente.  ”Ficaram encantadas com a cerimônia de abertura. Nós não poderíamos perder isso”, foi a afirmação de várias delas. Realmente, a Copa contagiou também toda as mulheres vizinhas como as jordanianas, dos emirados, sauditas, etc.

·       Polícia Federal não tem verbas para emitir passaportes. A partir de sábado último, 19 de novembro, a Polícia Federal parou de emitir passaportes por falta de verbas, conforme o Ministério da Justiça vem informando, apesar de cobrar recursos do Ministério da Economia. A Polícia Federal pertence ao Ministério da Justiça e emite 10 mil passaportes por dia.

·       Você já ouviu falar em sapiossexual?  Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil, famosa pelo trabalho em alimentação, vem causando especulações na internet ao revelar ser sapiossexual. É um termo que diz que em vez de você sentir uma atração puramente sexual por um parceiro ou parceira, os adeptos do sapiossexual dizem se interessar mais pelos atributos intelectuais, sabedoria, conversa e a afinidade intelectual do que atributos físicos, beleza e corpo do pretendente. É a atração sexual pela inteligência.

·       Renato Feder, empresário da área de Administração e Economia,   nunca foi do ramo da  Educação, vai ser Secretário da Educação de São Paulo, a convite do governador eleito daquele Estado, encerrando assim,  um experimento  que ele usou na educação paranaense e que não vai deixar saudade para os profissionais da área. Feder nunca foi professor e muitos menos trabalhou em escolas públicas.  Nos quatro anos que esteve no governo de Ratinho, Feder tentou privatizar diversas escolas públicas e ainda, como grande puxa saco de Bolsonaro, militarizou diversas escolas paranaenses. Ainda em sua administração os educadores perderam poder.  Vai com Deus Feder!

·       Brasil Urgente – 1) Ministro Alexandre de Moraes, do TSE, rejeitou a ação de teor golpista de Bolsona e o seus partido, o PL.   Ambos pedia a anulação de votos de votos em mais de 294 mil urnas no segundo turno da eleição. Curiosamente foi nas urnas onde Lula teve uma votação maciça. Por que não pediram a anulação de voto das urnas do Paraná, Santa Catarina, etc. Perdeu mané! Moraes ainda deu uma multa de R$22,9 milhões e bloqueia o fundo partidário.  Que tal o PL e Bolsonaro irem procurar serviços para trabalhar? 2) Para a Procuradoria Geral da República, PGR, a documentação apresentada por Bolsonaro e o PL não servem como argumento para ensejar uma revisão do processo eleitoral de 30 de outubro, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi legitimamente eleito presidente do Brasil. E não se fala mais nisso. 3) Bolsonaro e sua trupe querem continuar mamando na teta. 4) Pastores em campanha orquestrada pelo pastor Malafaia afirma que Lula é o demônio. Pior de tudo são os trochas que acreditam nesse papo furado. 5)

·       No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, abertura da Copa do Mundo, no Catar, o Equador venceu o Qatar por 2 x 0, com gols de Enner Valencia, o excelente jogador negro equatoriano. Valência ainda teve um gol anulado pelo VAR. O Qatar é a o primeiro anfitrião de Copa do Mundo, depois de 92 anos, a perder na estreia.

·       Motoristas em bloqueios reclamam que “as paralizações não são de caminhoneiros, mas sim de fazendeiros, empresários e vagabundos. Já reclamamos a Polícia Rodoviária Federal que queremos trabalhar mas eles apoiam as paralizações.” Aliás, as autoridades e o povo  brasileiro já sabem disso.

·       Que vergonha! Uns abutres da nação!  Governo Ratinho mandou um projeto para a Assembleia Legislativa do Paraná no qual ele quer a venda da parte do governo na Copel. Em menos de três dias, os deputados já votaram a favor da venda.  Até outro dia, Ratinho estava feliz com os lucros da Copel. Ratinho precisa arrecadar dinheiro para equilibrar as finanças com a diminuição do ICMS para agradar o presidente Bolsonaro que acabou sendo derrotado e agora quer ser um ditador.

Entrelinhas

***Meus parabéns e muitas felicidades para Daiana Martins (27/11), Cleber Gibin (27/11), Rosângela Silva (28/11).***Pioneiro do rock nacional e ícone da Jovem Guarda, o cantor Erasmo Carlos, aos 81 anos no dia 22 de novembro último.***E a cantora Anitta recebeu o prêmio de Melhor Artista Feminina Latina no AMA.***Bless, 7 anos, filho de Bruno Gagliasso e Fio Ewbank fez bonito na passarela da São Paulo Fashon Week (SPFW).***Na passarela da SPFW deste anos, roupas em crochê, tons terrosos, looks brancos e estampas bem chamativas são as tendências da moda para 2023.***Derrotas para times considerados  pequenos colocam Argentina e Alemanha já em alerta porque poderão até  não se classificar para o restante da Copa.*** ”O sucesso sempre incomoda os medíocres ambiciosos, os sonhadores incapazes, os fracassados em gera.” ( Rubem Fonseca, famoso escritor brasileiro que escreveu obras famosas como “Agosto” e “O Seminarista”- 1925-2020).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.