A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Projetos de combate e prevenção de Incêndios.


Por: Amanda Soares e Andressa Andrade
Data: 27/09/2019
  • Compartilhar:

Olá, tudo bem?

Sejam bem-vindos a nossa coluna sobre engenharia e construção, essa semana iremos tratar de Projetos de combate e prevenção de incêndios, um assunto que está sendo discutido no momento, ainda em decorrência do incidente no hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. 

O objetivo principal dos projetos de combate e prevenção a incêndios é minimizar os danos, propiciando a preservação da vida, e em seguida à da propriedade. Para que um edifício possa ser considerado seguro, ele deve ter baixa probabilidade de início de incêndio, e principalmente alta condição de fuga dos ocupantes. 

O projeto de combate e prevenção de incêndios é realizado com o intuito de regulamentar a edificação junto aos órgãos competentes, sendo eles: o Corpo de Bombeiros e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O mesmo deve ser executado por profissional habilitado e em conformidade com as Normas Brasileiras estipuladas e posteriormente vistoriado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros da região.

As medidas de segurança adotadas contra incêndio devem ser tanto de prevenção quanto de proteção. As medidas de prevenção, são aquelas que se destinam a precaução contra o início do incêndio, como projetos elaborados no sentido de evitar o uso de materiais combustíveis. Já as medidas de proteção visam preservar a vida humana e bens materiais no caso de um incêndio, elas podem ser classificadas como passivas e ativas. Medidas de proteção passivas são basicamente aquelas relacionadas ao controle da propagação (horizontal e vertical) do fogo. As medidas de proteção ativas são os equipamentos e sistemas, que necessitam de acionamento manual ou automático. O objetivo dessas medidas é detectar o fogo, alertar os usuários e gerar ações de combate inicial ao incêndio. São exemplos sistemas de alarme (NBR-9441), iluminação de segurança nas rotas de fuga (NBR-10898), sistemas de extinção automática de incêndio (chuveiros automáticos – sprinklers, e outros sistemas especiais de água ou gases) (NBR-10897), extintores (NBR-11715), sistema de hidrantes (NBR-5667), portas corta-fogo (NBR-11742) e uma infinidade de outros elementos que podem ser previstos em projeto. 

Vale ressaltar a importância de procurar um bom profissional na área, para realização de seu projeto, pois um projeto preventivo eficiente pode ser decisivo em caso de incêndios, para salvar vidas.

Nos acompanhe nas redes sociais, seu feedback é essencial!

Amanda Soares e Andressa Andrade


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.