A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Um grande segredo


Por: Alessandra Macon
Data: 09/06/2022
  • Compartilhar:

Se lhe perguntassem hoje qual livro de literatura marcou sua infância, qual seria sua resposta? O livro que marcou minha infância foi, com absoluta certeza, O Jardim Secreto, publicado pela primeira vez em 1911.

A história, escrita por Frances Hodgson Burnett, conta como Mary, uma menina indiana, foi morar com o tio na Inglaterra após a morte de seus pais. Mal-humorada e mimada, a menina passou a viver em uma enorme mansão com dezenas de quartos e cômodos proibidos – que ela logo tratou de explorar – em uma grande propriedade no meio do nada.

O tédio e a monotonia fizeram com que Mary sentisse vontade de explorar a propriedade, mas o que ela não imaginava é que sua curiosidade a levaria a descobrir um grande segredo que girava em torno de sua família e envolvia um jardim secreto, que era proibido de ser acessado.

Quando os dias estavam chuvosos, a menina buscava explorar a mansão e foi em um desses dias que ela começou a ouvir sons que pareciam com choro. No início, ela ficou assusta, mas também curiosa e decidiu descobrir de onde vinha aquele som. Qual não foi sua surpresa ao descobrir que o tio não morava sozinho na mansão como haviam lhe contado.

O espirito aventureiro e corajoso de Mary prende a atenção do leitor, fazendo com que haja uma vontade muito grande de conhecer sua história e acompanhá-la em todas as suas buscas. Os sentimentos que o livro desperta são o ponto-forte da obra – durante a leitura, é como se fosse possível sentir o que a personagem estava sentindo, fosse medo, raiva, curiosidade, espanto, angústia ou felicidade.

É um livro leve, com uma linguagem envolvente e uma história tão linda que foi adaptada e transformada em longa-metragem em 1993, que, assim como o livro, nos envolve e faz aflorar muitos sentimentos.

A principal mensagem do livro, na minha opinião, é a importância de estarmos o tempo todo podando as ervas daninhas que existem em nosso interior para que floresça o melhor de nós, impedindo que nossa mente adoeça ou que nos fechemos a ponto de vivermos sozinhos as nossas dores.

 

Alessandra Macon


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.