A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sementes misteriosas, aparentemente enviadas da China, são recebidas de forma gratuita por brasileiros e geram desconfiança dos órgãos públicos.


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 02/10/2020
  • Compartilhar:

Semana passada, dia 18/09/2020, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar emitiu alerta a respeito de brasileiros que receberam pacotes contendo sementes de origem aparentemente chinesa, na forma de “brindes”.

Por Robson Fumagali*

Por não terem informações concretas a respeito da origem destas sementes, a instituição emitiu alerta para todo o Estado, solicitando às pessoas que eventualmente receberem este material que NÃO ABRA, NÃO DESCARTE, e muito menos, UTILIZE estas sementes. 

Quem eventualmente receber os pacotes contendo sementes deve imediatamente procurar uma unidade da Adapar mais próxima, ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. As pessoas também podem entrar em contato com a Adapar pelo telefone (41) 3313-4000 ou pelo Fale Conosco, disponível no sítio eletrônico www.adapar.pr.gov.br.

Través de buscas na internet, é possível constatar a existência de vários relatos de pessoas que receberam esses pacotes em vários estados brasileiros, inclusive a CBN Maringá, lançou nota recente a respeito de sementes misteriosas, oriundas da China, que nasceram em um quintal na cidade de Maringá. – link abaixo. 

Além disso, estes relatos também vem sendo apontados em outros países como EUA, Japão, Portugal e Austrália. 

Nos compete aqui relatar que a importação de sementes no Brasil deve seguir o disposto na lei 10.711/03, que dispõe, em seu art. 34, que somente poderão ser importadas sementes ou mudas de cultivares inscritas no Registro Nacional de Cultivares, acompanhada da documentação prevista no regulamento da lei (Decreto 5.153/04) e na Instrução Normativa Nº 25, de 27 de junho de 2017.

De acordo com as referidas normas, todo material de multiplicação vegetal, para efeitos legais, é considerado semente ou muda. 

Assim, como a importação de qualquer quantidade de sementes ou de mudas deve ter anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, quem plantar sementes importadas, sem observância das normas legais corre o risco de incorrer em crime ambiental e multa administrativa.

Somado a isso, temos o risco de se plantar sementes das quais não se sabe a procedência e a existência de pragas ou doenças que possam vir a contaminar o meio-ambiente brasileiro. Também há o perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras, que podem trazer o desequilíbrio para flora e fauna nacional, prejudicando toda a cadeira do Agro brasileiro.

O alerta da Adapar pode ser acessado na íntegra pelo link abaixo citado.

As unidades da Adapar também podem ser consultadas pelo site:  http://www.adapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=375.

Passe adiante este alerta, e divulguem em suas redes sociais, quanto mais pessoas tiverem conhecimento deste perigo, menores serão as chances de sermos eventualmente lesados. 

 

Fontes: 

ADAPAR – http://www.adapar.pr.gov.br/2020/09/657/Adapar-alerta-sobre-o-recebimento-de-sementes-nao-encomendadas.html

CBN Maringá - https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/sementes-misteriosas-da-china-nascem-em-quintal-de-maringa

Jovem Pan - https://jovempan.com.br/noticias/sementes-da-china-5-estados-brasileiros-ja-receberam-pacotes-misteriosos.html

G1 – Mato Grosso do Sul - https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/09/18/morador-de-ms-recebe-pacote-de-sementes-da-china-por-correio-e-governo-emite-alerta-para-riscos.ghtml

Correio Brasiliense - https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/09/4876023-sementes-misteriosas-da-china-chegam-ao-brasil-e-autoridades-emitem-alerta.html


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.