A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Programa CastraPet Paraná atende mais de 240 animais em Nova Esperança


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 13/08/2021
  • Compartilhar:

O programa funciona em parceria com as prefeituras, que realizam o cadastro das famílias que se enquadram dentro dos requisitos e posteriormente são selecionadas. Em Nova Esperança, a ação foi voltada para animais em situação de rua (monitorados por tutores) ou animais em posse de famílias baixa-renda.

O programa é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com objetivo de prevenir zoonoses, evitar ninhadas indesejadas e chamar a atenção para os maus-tratos e o abandono de animais.

Em Nova Esperança, o CastraPet Paraná atendeu mais de 240 animais com a castração gratuita, na última quarta-feira, dia 11. Antecedente ao dia da ação, os tutores receberam orientações para uma cirurgia bem sucedida como deixar o animal em jejum absoluto de comida e água por oito horas antes do procedimento e como agir no pós-cirúrgico, ministrando corretamente os medicamentos demais cuidados.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, “esse é um programa de saúde única envolvendo a relação do homem com o animal e o meio ambiente”. O município foi contemplado com o recurso de R$50 mil, destinado pelo deputado estadual, Do Carmo, que esteve presente na ação junto com o prefeito Moacir Olivatti, vereadores, lideranças políticas e os representantes da Casa Civil, Walter Guerlles e Carlos Roberto.

“Esse é um programa muito importante para saúde e bem-estar animal, e esperamos que essa parceria com o Governo do Estado seja consistente e que seja possível realizar essa ação pelo menos uma vez por ano aqui em Nova Esperança”, destacou Olivatti que ainda complementou “é direito das pessoas terem animais de estimação, mas muitas vezes as famílias de baixa-renda não têm condições de realizar esse tipo de procedimento, o que ocasiona ninhadas indesejadas e a castração é uma forma eficaz de desacelerar a superpopulação de animais”.

O programa leva profissionais aos municípios que realizam a esterilização dentro de um castramóvel, unidade equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade. PMNE


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.