A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Praça D. Pedro II vai ganhar novos contornos e obras vão gerar melhorias para a população


Por: Alex Fernandes França
Data: 23/03/2023
  • Compartilhar:

Praça D. Pedro II, na região central de Nova Esperança será amplamente reformada e benefícios vão desde a melhoria da Segurança Pública, trafegabilidade e mobilidade urbana bem como aumento de vagas de estacionamento.

Nova Esperança:  a Praça D. Pedro II (Igreja Católica) é um importante espaço de convivência urbana e será amplamente remodelada

A Praça Dom Pedro II, conhecida como Praça da Igreja Católica vai passar por uma ampla reforma.  O espaço total pertence ao município (52%) e à Mitra Arquidiocesana de Maringá (48%), sendo que cada qual arcará com os custos da reforma de suas respectivas áreas.

A reportagem conversou com o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Nova Esperança Alysson Rodolfo  Ozako. Segundo ele, a Praça vai receber melhorias substanciais: “desde o início promovemos reuniões com as lideranças da igreja católica no sentido de alinhar a reforma, seguindo uma padronização sendo que cada parte ficou responsável pelos custos da parte respectivamente correspondente. Quanto à demolição do nosso espaço, o município mesmo executou essa obra, reduzindo os gastos. Foi retirado o antigo calçamento e cerca de 30 árvores, todas da espécie sibipiruna, sendo que boa parte delas apresentavam problemas, com troncos comprometidos por podridão o ação dos cupins e poderiam, com o passar do tempo, vir a cair”, explicou.

Praça histórica

A Praça D. Pedro II faz parte da história de Nova Esperança e desde sua construção, que remonta cerca de 60 anos, nunca passou por uma reforma tão ampla. “Fizemos a retirada total das calçadas e dos bancos. Todas as árvores retiradas serão repostas. Os tradicionais ipês, que dão um brilho especial à praça por ocasião da temporada de flores, foram mantidos. A praça vai ganhar novo pavimento em paver, bancos novos, iluminação em led, mais de 80 estacionamentos em diagonal (espinha de peixe) ampliando o número de vagas e melhor trafegabilidade dos pedestres e veículos”, frisou o Secretário.

De acordo com o  Secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Nova Esperança Alysson Rodolfo  Ozako, a Praça D. Pedro II vai receber melhorias substanciais após a ampla reforma 

Nova jardinagem

A Praça vai receber também uma nova jardinagem. Tanto o Município quanto à Mitra Arquidiocesana vão padronizar tal benfeitoria. A previsão para o término é de 120 dias após o início das obras.  “O projeto de iluminação em led vai proporcionar mais segurança para quem frequenta a praça além de dar um brilho todo especial ao local”, ressaltou Ozako.

“Importante frisar que a retirada das árvores da Praça D. Pedro II não ocorreu aleatoriamente. Foi feito um projeto no sentido de saber quais árvores seriam retiradas para abrir as novas vagas de carro e quais apresentavam problemas. Fizemos uma reunião o Conselho de Política Urbana, onde estiveram presentes mais de 30 pessoas e pedimos autorização para tal retirada. A Praça vai ficar muito linda”, finalizou Alysson Ozako. Os investimentos somam R$ 304.511,48. O Município também já está na fase de estudos acerca da remodelação da Praça Mello Palheta, a mais central da cidade.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.