A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novo Decreto Municipal libera atividades religiosas com limitação de 30% do público


Por: Alex Fernandes França
Data: 14/05/2020
  • Compartilhar:

 

Cultos, missas e reuniões terão que seguir as normas que constam no Decreto 5168. Medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (15) após serem publicadas no órgão Oficial do Município de Nova Esperança. 

Cultos, missas e reuniões de qualquer natureza religiosa estarão liberados de acordo com o novo decreto assinado pelo Prefeito Moacir Olivatti. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (15) e terá validade após publicação no órgão Oficial do Município. Cada celebração deverá ter, no máximo, 60 minutos de duração. Em caso onde ocorram mais de uma celebração, deverá ser respeitado o intervalo de 1h30min entre uma reunião e outra, para que as equipes de trabalho possam realizar a higienização dos locais e das superfícies de toque (maçanetas, cadeiras, equipamentos e mobiliário em geral). Na entrada de cada ambiente deverão ser disponibilizados locais (recipientes) para que cada pessoa possa fazer a higienização de seus calçados. Também deverão ser oferecidos aos participantes recipientes contendo álcool em gel 70º para limpeza das mãos e antebraços.

Cada Instituição religiosa deverá regular a presença do público por meio de orientações por meio de redes sociais, ligações telefônicas  e recepcionistas na entrada de cada respectivo local. Também deverá ser respeitada a distância mínima de 2 metros entre as pessoas em eventual fila de espera para entrada nos templos ou salões das reuniões. Os locais disponíveis para assento deverão estar sinalizados para fácil identificação das pessoas. A utilização de máscaras durante as celebrações assim como em locais públicos continua obrigatória. Também deverão ser afixados cartazes informativos acerca às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Deverão ser evitados abraços, apertos de mãos, aproximação entre as pessoas seja antes ou depois das atividades religiosas. Os espaços destinados à recreação das crianças (brinquedotecas e espaços kids) deverão permanecer fechados. Os ambientes deverão permanecer sempre limpos e àqueles que possuírem aparelhos de ar condicionados, estes deverão ser higienizados diariamente. Não poderão frequentar as reuniões pessoas do grupo de risco, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e também quem apresentar quaisquer sintomas de gripe (tosse, febre, coriza e outros sintomas respiratórios). Por sua vez, os líderes religiosos deverão orientar a todos os membros das respectivas instituições quanto à necessidade do distanciamento social, rotinas de higienização e limpezas vigentes para o enfrentamento da Covid-19. As instituições deverão manter e estimular, de forma preferencial, a realização das atividades religiosas por meio de aconselhamentos individuais e meios virtuais. Demais atividades como retiros, shows, encontros e similares continuam suspensas.

 

Normas rigorosas na distribuição e preparação das Ceias do Senhor ou Eucaristia deverão ser observadas.   A manutenção ou suspensão das medidas estabelecidas no decreto poderá ser revista a qualquer tempo pelas autoridades sanitárias e/ou epidemiológicas do município, considerando o monitoramento da evolução da Covid-19. 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.