A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança: vasta arborização e qualidade de vida para seus moradores


Por: Alex Fernandes França
Data: 30/03/2021
  • Compartilhar:

Nova Esperança se transformou em um pujante município do Noroeste do Paraná e o que era um pequenino povoado expandiu fronteiras e limites, impulsionado pela força do trabalho de sua gente. As atividades econômicas são diversas, mas a outrora Capelinha, ganhou, no final do ano passado oficialmente o reconhecimento do Senado Federal o título de Capital Nacional da Seda, muito embora tal nomenclatura já fosse por décadas anteriormente utilizada.  Neste sentido, o desafio encarado pelos agricultores é não permitir que a sericicultura perca espaço com o passar do tempo, sensibilizando especialmente os mais jovens para a sucessão familiar. Nova Esperança responde por 15% dos casulos verdes produzidos no Paraná. São mais de 325 mil quilos por safra, o que a torna a maior produtora de seda na América Latina. 

Sentimento nobre

O sentimento de pertencimento do povo de Nova Esperança vem aflorando ao longo dos anos com obras importantes no quesito urbanização e um destes exemplos é o Parque das Grevíleas, criado em 11 de dezembro de 1979  com objetivo de conter a erosão que engolia a cidade e que vem passando por um paulatino processo de urbanização, iniciado em meados dos anos 2000 e que prossegue até os dias atuais. 

Suas largas ruas e belas praças, ciclovias cortando a cidade, localização privilegiada às margens da BR 376, o que proporciona o acesso rápido a centros maiores são apenas alguns dos atrativos de Nova Esperança. Reconhecida por sua vasta arborização, onde seus logradouros parecem imensos túneis verdes onde a espécie sibipiruna, plantada no final dos anos 70, ainda reina absoluta. O ar puro é sinônimo de qualidade de vida!

Momentos especiais

Os cenários locais, sendo um destes no entorno do estádio municipal Francisco Zellerhoff Filho (Campão) propiciam momentos únicos a qualquer hora do dia. Neste lugar, sobretudo nos meses mais quentes, os fins de tarde são um convite para a prática de atividades físicas e de lazer ao ar livre: apreciar o pôr e o nascer do sol torna esses momentos sempre únicos e especiais!

A construção civil emprega muita mão de obra, em um município onde as edificações nunca param. A rápida mobilidade urbana também é outro ponto importante de Nova Esperança, “cortada” por longas avenidas: 14 de dezembro, Brasil, São José, Felipe Camarão e Rocha Pombo são algumas delas.  Também possui dois distritos administrativos: Barão de Lucena, criado pela Lei nº 62, de 29/05/54 e, antes de sua criação chamou-se povoado Esperança e sendo o  segundo o de Ivaitinga, criado pela Lei nº 266, de 10/06/60.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.