A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Município fecha balanço dos prejuízos causados pela chuva e faz apresentação ao Legislativo


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/04/2022
  • Compartilhar:

Reunião aconteceu na tarde de segunda-feira (28) no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo. Apresentação, com imagens do ocorrido detalhou valores estimados para recuperação dos danos causados. 

As fortes chuvas que caíram sobre a cidade no dia 1 de março de 2022, deixaram rastros de destruição em Nova Esperança.  A chuva ocorreu de forma rápida, porém com grande intensidade, estimando aproximadamente 120 milímetros em pouco menos de uma hora, o que acabou ocasionando alagamentos de casas, comércios, indústrias e o desplacamento de trechos de asfalto em várias ruas da cidade.

Autoridades ligadas aos Poderes Executivo e Legislativo durante apresentação do levantamento relativo aos prejuízos causados pela chuva. Diante da gravidade do problema, o Município realizou a contratação de um profissional de engenharia, especialista em drenagem urbana para realização de estudo técnico e apresentação de possíveis soluções para evitar transtornos como esses no futuro.

 

Mais de 500 casas sofreram prejuízos ou transtornos devido ao volume de chuva, sendo 30 delas em com mais gravidade. A Defesa Civil e Prefeitura iniciaram os serviços de atendimento as vítimas imediatamente após o ocorrido, colaborando com a avaliação de risco e ajuda social.

O Município declarou Situação de Emergência devido aos efeitos das fortes chuvas que foi confirmado pelo Governo do Estado através de decreto, logo após o Município prestar dados técnicos documentados em Formulário de Informação de Desastres – FIDE. Os prejuízos ficaram estimados em quase R$3 milhões.

“As pessoas puderam ver os estragos no centro da cidade, ruas, praças e prédios públicos. Porém os prejuízos vão além do que os olhos podem enxergar, pois diversas galerias pluviais e dissipadores se romperam, sem contar os estragos nos emissários e bacias de contenção”, destacou o prefeito Moacir Olivatti aos vereadores presentes na reunião. 

De forma clara e transparente, foi apresentando um documento contendo fotos e valores estimados para recuperação dos danos causados. “Nossa primeira estimativa era de que os prejuízos ficariam em torno de R$2,5 milhões, mas infelizmente ficará muito mais”, informou o prefeito. 

Diante da gravidade do problema, o Município realizou a contratação de um profissional de engenharia, especialista em drenagem urbana para realização de estudo técnico e apresentação de possíveis soluções para evitar transtornos como esses no futuro. “Além dos recursos que estamos angariando, vamos precisar contar com a compreensão e paciência da população, pois ruas e avenidas precisarão ser abertas para a instalação de novas galerias. As obras menos importantes terão que aguardar”, destacou Olivatti. Dentro do mesmo discurso, o prefeito ainda enfatizou que grande parte do IPTU deste ano será direcionado para a recuperação dos estragos.

A Receita Federal atenta aos problemas do Município realizou a doação de insumos para serem revertidos em ajuda social. Como a doação não atende diretamente as necessidades será realizado um bazar através do Provopar e os recursos provenientes serão utilizados na manutenção e reparos das casas atingidas e para reerguer muros.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.