A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mobilidade Urbana: caminhos transformadores para uma cidade moderna e culturalmente desenvolvida


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 29/07/2022
  • Compartilhar:

Nova Esperança está sendo projetada para o futuro e isso tem englobado uma série de ações, obras e mudanças. A mobilidade urbana tem papel fundamental no desenvolvimento das cidades, na facilidade de deslocamento e locomoção das pessoas, além de impactar o crescimento econômico e urbano dos municípios.

Partindo deste princípio, Nova Esperança elaborou junto aos conselhos, Poderes e sociedade civil o seu novo Plano Diretor que norteia as diretrizes e condutas públicas para os próximos 10 anos. A criação de novas áreas industriais, destinação de mais espaços de lazer, orientações para a construção civil e mobilidade urbana foram definidas.

A se tratar de mobilidade urbana, as ações devem sempre priorizar a segurança, integridade e facilidade de locomoção dos pedestres, assim como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro ao citar a hierarquia de responsabilidade e deveres. Manutenção de calçadas públicas, criação das ciclovias, construção de travessias elevadas, instalação de câmeras de segurança, alargamento de ruas e avenidas, pavimentação de bairros e recapeamento de trechos, além da criação de espaços que respeitem as normas técnicas de seguranças para a realização de eventos, feiras e apresentações voltadas ao público.

 

Concha Acústica

Respeitando o projeto que já foi elaborado e licitado, a Concha Acústica deverá, em breve, dar espaço a uma ampla avenida que permitirá mais fluidez no trânsito, visibilidade e crescimento do comércio local. A Concha Acústica não é adequada para a realização de shows, eventos e outros, já que não respeita as normas técnicas de segurança e não recebe a liberação do Corpo de Bombeiros sem a devida realização de bloqueios de trânsito e acessibilidade. Toda mudança gera insegurança e divide opiniões, mas são necessárias para o desenvolvimento.

Anterior a elaboração deste projeto, Nova Esperança deu forma ao seu Centro de Eventos com a construção de pavilhões para exposições, palco observando todas as normas técnicas, com banheiros, camarim e espaço para livre circulação das pessoas. Além deste local, dentro do Jardim Botânico existe o auditório disponível para a realização de palestras, workshops, cursos e mostras. A Casa da Cultura também oferece um auditório climatizado, com cadeiras, palco e telão – e – em breve também estará funcionando em outro local: o antigo Lions Club, permitindo acessibilidade a toda população.

 

Eventos e ações culturais

O Departamento de Cultura de Nova Esperança se mantém ativo e promove diversas ações e eventos voltados a toda população. Anualmente são promovidas a FLINE – Feira do Livro de Nova Esperança com convite destinado a todas as escolas do município e horário estendido após às 18h para receber a população em geral, Nova Esperança Kids em comemoração ao dia das crianças, Expo Caminhos da Seda em comemoração ao aniversário de Nova Esperança, além de pequenas mostras e promoção de oficinas de arte e cultura.

No mês de setembro, será lançado o Festival Brasil, que já vem sendo organizado desde o primeiro semestre, onde uma junção entre academias de dança, grupos de dança profissional, grupos culturais, escolas das redes municipais, estaduais e privadas promoverão uma linda festa com apresentações de danças brasileiras, valorizando a arte e cultura local e propiciando lazer e entretenimento para toda família.

Durante a pandemia, sem poder realizar estes eventos de forma presencial, o Município disponibilizou em seu canal no Youtube: shows culturais, apresentações artísticas, contação de histórias, festejos e cursos oferecidos em parceria com os produtores artísticos e culturais da nossa cidade, através da Lei Aldir Blanc, apoiando e valorizando os artistas locais.

Há também grande preocupação com a preservação e memória da história e cultura de Nova Esperança, que será exposta no Museu Municipal. O local será inaugurado em breve, mas já está sendo cuidado pelo Departamento de Cultura por meio da catalogação de seus bens, levantamento histórico e preservação dos bens culturais e documentos que posteriormente estarão disponíveis também no Museu Virtual para acesso de toda população.

Transparência pública e prestação de contas

Qualquer cidadão pode acompanhar as licitações, projetos, receitas, despesas, repasses, medições e pagamentos de obras públicas, fornecedores e outros dentro do Portal da Transparência Pública. A cidade de Nova Esperança está no ranking das cidades com maior qualidade na prestação de contas da informação contábil e fiscal do Estado e país, se destacando como 5ª colocada na macrorregião central norte e 1ª da microrregião Astorga.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.