A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Igreja Católica e Observatório Social se unem para alinhar ações: “Fraternidade e Políticas Públicas”


Por: Alex Fernandes França
Data: 15/03/2019
  • Compartilhar:
A campanha da fraternidade 2019, promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, assuntos alinhados com a missão do Observatório Social

Membros do Observatório Social de Nova Esperança (ONESP) se reuniram, na manhã de quinta-feira (14), com o Padre Claudinei Martins Romão, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, para alinharem ações conjuntas, aproveitando o ensejo da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema, “Fraternidade e Políticas Públicas” vão ao encontro com a missão do ONESP assim como do Observatório Social do Brasil, entidade citada no texto base da Campanha em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em alguns municípios brasileiros.

O Pe. Claudinei ressaltou a importância do Observatório Social para a cidade de Nova Esperança com ênfase no abnegado papel desenvolvido por seus membros em prol da coletividade, exercendo a cidadania de forma participativa. “Vamos trabalhar em conjunto, oferecendo espaço em nossas celebrações para que o Observatório Social se dirija às comunidades, pois seu propósito está alinhado com a Campanha da Fraternidade”, salientou. A Igreja Católica possui na cidade de Nova Esperança 23 Comunidades Eclesiais de Base (Capelas) distribuídas em várias regiões, alcançando um público composto por cerca de 15 mil pessoas. 

Por sua vez, o Presidente do Observatório Social, Alejandro Benavides Catalan agradeceu ao pároco e destacou o papel da entidade: “primamos pelo trabalho técnico, sem partidarismos, dando sequencia ao uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos”, salientou.

A vice-presidente do Observatório, Angela Contin Jordão, que dirigiu a entidade nos dois primeiros anos de atividade enfatizou o alcance da Igreja Católica e disse: “a Campanha da Fraternidade tem um tempo de duração e no próximo ano outro tema será proposto pela CNBB. O Observatório Social prosseguirá com a sua missão e o alinhamento dos pensamentos e ações com a estrutura organizacional da Igreja Católica é muito importante. Precisamos que mais pessoas se interessem em unir forças conosco, pois  o ONESP é o espaço para a comunidade exercer sua cidadania e contribuir com a cidade, trabalhando por melhorias”, enfatizou.  

Profissionais, estudantes e cidadãos comuns, que não sejam fornecedores da Prefeitura, poderão acompanhar, de forma sistemática, organizada e preventiva, as ações da administração pública e ajudar na monitoração de políticas públicas, instituídas para os moradores de Nova Esperança.  

Os demais membros do Observatório presentes na reunião destacaram as ações que estão sendo empreendidas, pontuaram avanços e dificuldades e ressaltaram o alcance de público que a parceria com a Igreja Católica proporcionará. 

Atualmente a Rede Observatório Social do Brasil (OSB) está presente em mais de 100 cidades brasileiras, espalhadas por 19 Estados. O ONESP funciona na sede da Associação Comercial de Nova Esperança. 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.