A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Formação da cidade se deu a partir da cultura cafeeira


Por: Alex Fernandes França
Data: 14/12/2018
  • Compartilhar:

Praça Melo Palheta, ponto central de Nova Esperança leva esse nome em homenagem a ao militar-luso brasileiro Francisco de Melo Palheta (1670 —1750) responsável pela introdução do cultivo do café no Brasil. O chamado “Ouro-verde” foi responsável pelo acelerado desenvolvimento da cidade.

O município de Nova Esperança completa hoje, sexta-feira 14 de dezembro, 66 anos de sua emancipação política. A antiga Capelinha foi elevada à categoria de município, com a denominação de Nova Esperança, através da Lei Estadual nº 790, de 14 de março de 1951, criada pelo deputado Francisco Silveira Rocha e sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto. 

A instalação oficial ocorreu no dia 14 de dezembro de 1952, com a posse do primeiro prefeito eleito, o médico José Teixeira da Silveira e dos primeiros vereadores, dr. Kepler Gonçalves Palhano, José Felipe Elias, Hélio de Moraes Barbosa, Adelício Fagundes Dias, João Vieira, Afonso Sgssard, Alídio Roboledo, Daniel Lopes Marques e Eduardo Sequi. 
A instalação da Comarca de Nova Esperança ocorreu dois anos depois da data de fundação da cidade, em 11 de março de 1954.

A cultura cafeeira, cujo produto (café) era popularmente denominado “ouro verde”, devido ao alto valor de mercado na época e o clima e solos propícios ao seu plantio foi a grande responsável pelo acelerado desenvolvimento da economia local.

O tempo foi passando e a cultura cafeeira foi aos poucos sendo substituída por outras, num processo mais amplo onde a diversificação da atividade agrícola agregou num primeiro momento a sericicultura como a mais promissora substituta do café, mas que já na década posterior ao seu plantio cedeu espaço a culturas como a laranja, uva, mandioca dentre outras.

As características do solo e a temperatura anual em média em torno dos 25º c fazem da economia de Nova Esperança essencialmente agrícola, mas na composição da economia destacam-se a agricultura, pecuária, plantio de cana-de-açúcar,  além de atividades industriais. 

Desenvolvimento

A duplicação da BR 376 é vista com bons olhos pela maioria da população que cita como um dos pontos positivos a excelente localização geográfica do município, o que amplia seu potencial desenvolvimentista. Na Avenida 14 de dezembro, a principal da cidade, novas empresas estão se instalando, incluindo grandes redes de varejo.  Cooperativas que atuam no setor bancário estão investindo em novos prédios e contratando mais pessoal para compor seus respectivos quadros de funcionários.  Em Nova Esperança atualmente se encontra a mais expressiva produção de Casulos Verdes, sendo a mesma conhecida nacionalmente como a Capital da Seda.   


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.