A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Estatuto da Criança e do Adolescente completa 31 anos com live na próxima semana


Por: Alex Fernandes França
Data: 08/07/2021
  • Compartilhar:

Evento, que ocorrerá no dia 13 de julho, vai abordar políticas públicas e os principais direitos de crianças e adolescentes e serão transmitidas no canal do Youtube da ACTEP – Regional Maringá.

Em comemoração aos 31 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, a Associação dos Conselheiros Tutelares da Regional de Maringá e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizam na próxima terça-feira 13 de julho, uma live sobre políticas públicas e os principais direitos garantidos pelo estatuto. A transmissão, ao vivo, vai acontecer às 15 horas no canal do Youtube da ACTEP – Regional Maringá.

De acordo com a Presidente da Associação, Rute Alves, o evento envolverá três frentes. “Teremos uma live musical, uma palestra com o Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto e uma entrevista com João Álvaro, um dos primeiros conselheiros tutelares do país,  que ajudou a coletar assinatura para incluir o artigo 227 na Constituição Federal de 1988, que diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Também está sendo realizada uma gincana solidária, que se encerrará no dia 12,  em que cada município arrecadará alimentos, roupas, leite, brinquedos e produtos de higiene pessoa, que serão destinados a uma entidade”, explicou a Conselheira.

“O objetivo da iniciativa é fortalecer a reflexão sobre a importância das políticas públicas de atendimento aos direitos fundamentais da criança e do adolescente e estimular a participação da sociedade na defesa destes direitos”, explicou a Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares da Regional de Maringá, Rute Alves

Objetivo

O objetivo da iniciativa é fortalecer a reflexão sobre a importância das políticas públicas de atendimento aos direitos fundamentais da criança e do adolescente e estimular a participação da sociedade na defesa destes direitos. A live será são dirigida especialmente a profissionais da educação, saúde, assistência social, socioeducação, segurança pública, justiça, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, mas podem ser acompanhadas por todos que tenham interesse no assunto.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente transformou a vida de meninas e meninos, principalmente dos mais vulneráveis. Aqui no Paraná, a orientação do Governo do Estado é fortalecer as ações voltadas às políticas públicas nas áreas de proteção à infância e adolescência e assim garantir o direito ao amparo integral", explica Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

O Presidente do Conselho Tutelar de Nova Esperança, José Catuzo disse que expectativa de arrecadação está bastante boa. “Nosso povo é historicamente solidário e a se repetir os eventos anteriores, vamos obter êxito em prol dessa causa social. Tem muitas pessoas que devido à humildade e simplicidade ficam envergonhadas em pedir algo. Daí entra o papel do Conselheiro Tutelar que acaba sendo os olhos da sociedade. O mal maior da necessidade do ser humano é estar em um ambiente em que teoricamente poderia estar protegido e não está. A situação da pandemia agravou o caos social”, frisou.

“Nosso povo é historicamente solidário e a se repetir os eventos anteriores, vamos obter êxito em prol dessa causa social”, frisou o Presidente do Conselho Tutelar de Nova Esperança, José Catuzo

 

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.