A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Compostagem com resíduos de galhos e folhas de árvores gera ganhos ambientais para o município


Por: Alex Fernandes França
Data: 10/06/2021
  • Compartilhar:

A técnica se dá a partir dos resíduos de jardinagem resultantes de cortes e podas realizadas e está proporcionando diversos ganhos ambientais. A iniciativa vem gerando anualmente cerca de 500 mil toneladas por ano de adubo composto.

O município de Nova Esperança reutiliza os restos de podas coletadas e flores das árvores espalhadas pela cidade e usa a técnica da compostagem orgânica por meio do processo da decomposição dos resíduos verdes produzindo assim adubo orgânico rico em nutrientes para o solo.

O município de Nova Esperança está fazendo, há mais de três anos, o uso de uma técnica que permite transformar galhos, troncos e folhas em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico chamada compostagem. Esta importante ferramenta permite recuperar nutrientes dos resíduos orgânicos e, consequentemente, enriquecer o solo para agricultura ou jardinagem.

A reportagem esteve no Jardim Botânico da cidade (antigo Parque das Grevíleas) e acompanhou o revolvimento dos materiais depositados. Utilizando moderno maquinário, um funcionário da Prefeitura executa periodicamente o serviço que gera diversos ganhos ambientais, que vão desde a destinação ambientalmente correta destes resíduos até mesmo a adubação dos canteiros de flores espalhados pela cidade, proporcionando embelezamento ímpar.

O prefeito Moacir Olivatti vem acompanhando o serviço e explicou que o volume do material que chega até o local é até quatro vezes maior do que o resultado final, fruto do processo de  decomposição. “Tudo isso acaba resultando em cerca de 500 mil toneladas por ano de adubo composto. Este é o grande ganho ambiental para nossa cidade. Também temos um Projeto de Lei, que uma vez aprovado permitirá que as eventuais sobras destes materiais sejam doadas para os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros (feirantes) do município”, explicou Olivatti.

Adubação dos canteiros de flores dos espaços públicos: sustentabilidade ambiental e embelezamento ímpar

Aceleração biológica

O processo promove a aceleração biológica resultando na decomposição do material, formando um composto que é utilizado como nutriente para plantas e cobertura morta para praças e jardins. “o trabalho aqui realizado visa minimizar os danos ambientais que isso estava trazendo para nossa cidade, sendo os galhos resultantes das podas de árvores,  jogados no aterro sanitário gerando outros problemas, sendo um deles que as pessoas iam até lá e ateavam fogo além do chorume formado, agravando ainda mais o problema. A compostagem aqui realizada é um dos pilares da sustentabilidade. O material resultante é de qualidade excepcional e renova a qualidade da terra com custo zero para o município”, disse o prefeito.

O município está adquirindo um triturador de galhos para que toda a matéria chegue até o local da compostagem já pronta, trabalho executado em pouquíssimas cidades do país.

Assista ao vídeo:


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.