A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Combustíveis adulterados causam graves problemas ao motor do veículo: “qualidade é fundamental”


Por: Alex Fernandes França
Data: 11/09/2020
  • Compartilhar:

De acordo com Rodrigo Picoli, proprietário de um Auto Center, “os problemas mais comuns envolvem falhas na partida, aumento do consumo de combustível e perda de potência. O carro pode apresentar, em casos mais graves, problemas no motor”, explicou. 

“Diariamente chegam em nossa oficina a média 03 veículos com problemas relacionados à má qualidade de combustível”. Rodrigo Pícoli, proprietário de um Auto Center em Nova Esperança fez este relato à nossa reportagem ao constatar um problema que vem se intensificando nos últimos meses, gerando danos aos motores dos veículos de seus clientes.  Segundo ele, abastecer com combustíveis de má qualidade acaba ocasionando a perda de potência do motor e consequente prejuízo financeiro ao proprietário, contaminação do óleo, carbonização e acúmulo de resíduos e até a deformação dos pistões além de outros componentes. 

Segundo Pícoli, “o acendimento no painel da luz com o desenho de um motor aponta para alguma alteração no mecanismo de injeção eletrônica e o combustível adulterado, via de regra é a causa. Quando se acende no painel uma luzinha de alerta com o desenho de um motor, que indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, o combustível adulterado pode ser uma das causas ou seja, o sistema do veículo está enfrentando dificuldades para processar a gasolina ou o etanol adulterado. Isso tem se acentuado consideravelmente”, pontuou.  

O comerciante também notou o aumento na contaminação do óleo que sai do cárter dos carros, o que pode ser mais um indício de gasolina adulterada, contendo em sua composição etanol com águas acima do normal ou até mesmo solventes químicos. “O carro perde a performance. Escolher um posto de procedência e qualidade dos produtos vendidos é fundamental. 

A economia feita em centavos na litragem do combustível poderá se transformar em grandes prejuízos. Nas revisões periódicas é possível identificar as avarias. O que se nota é o aumento significativo dos problemas dos veículos que tem como causa a má qualidade do combustível uitilizado”, alertou.

Caso seu carro esteja engasgando, em situações em que o motor parece “morrer” é outro sinal que pode apontar para a má qualidade do combustível. A legislação determina que a gasolina deva conter uma mistura de, no máximo, 27% de etanol. Mas, como o álcool é mais barato que a gasolina, pessoas mal-intencionadas ultrapassam esse limite para aumentar seus lucros. A gasolina pode ser adulterada também com benzina industrial, óleo diesel, solventes, querosene, aguarrás e refinados petroquímicos. 

Caso você desconfie da qualidade, é possível ainda solicitar que o posto faça um teste de proveta com a gasolina, para identificar a quantidade de álcool na mistura. Todos os postos devem, por lei, realizar o teste sempre que um consumidor solicitar. 

“Faça ainda manutenções regulares no motor do carro e  siga as recomendações do fabricante”, finalizou Pícoli. 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.