A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Com alerta de epidemia, proprietário que mantém seu terreno bem cuidado evita dengue, escorpião e multas


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 28/01/2020
  • Compartilhar:

Prefeitura de Nova Esperança já notificou em janeiro deste ano mais de 135 proprietários de terrenos para efetuarem a limpeza. 

Os dados do LIRAa (Levantamento de Índices do Aedes aegypti), indicam aumento dos focos de dengue no município. Alguns bairros chegam ultrapassar 27%, isso quer dizer que de cada 100 residências visitadas pelos ACEs (Agentes de Combate a Endemias), em 27 delas foram encontradas larvas do mosquito.

O combate ao mosquito e outras pragas não é uma responsabilidade exclusiva do poder público. Todos devem estar envolvidos nessa causa que é séria e já fez vítimas no Paraná. Duas mortes foram confirmadas por dengue, e boletim semanal divulgado na última terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 7.618 casos no Paraná. O número refere-se ao acumulado desde agosto de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 4.846%. 

Poder Público em Ação

O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue composto por membros da Vigilância Sanitária, Endemias e Epidemiológica, Setor de Fiscalização e Secretarias Municipais estão envolvidos na força-tarefa. Terrenos que estiverem com mato alto, acúmulo de lixo e descartes irregulares serão notificados e multados. No ano passado, foram aplicadas 1.022 notificações e neste ano, já são mais de 135 proprietários de terrenos notificados a realizarem a limpeza adequada do lote, em caso de reincidência serão multados.

Descarte irregular

A Prefeitura de Nova Esperança já efetuou a retirada de mais de 300 caminhões de lixo descartado irregularmente a margem de estradas e terrenos públicos. Somente dentro do Parque das Grevíleas, foram retirados mais de 100 caminhões carregados com sacolas plásticas, embalagens pet, madeiras, entre outros materiais volumosos. Na estrada Pacaratú (saída para Atalaia), mais lixo foi retirado na semana passada; tal irresponsabilidade além do risco para a saúde pública, ainda demanda tempo e mão de obra da prefeitura que poderia estar realizando outras ações mais importantes para o município.

Responsabilidade de todos

A cidade é responsabilidade de todos e a prefeitura tem convocado a população a participar das ações de combate a dengue e escorpião através dos mutirões de limpeza, descarte consciente, recepção dos agentes, campanhas de conscientização e aplicação de multas em caso de irregularidades nos quintais e terrenos baldios. 

Nesta semana, entre quinta e sexta-feira, a região do Parque Cidade Alta, Vila Regina e Júlio Zacharias receberão o mutirão de limpeza, devido ao índice de infestação acima dos 27%. Os agentes visitarão os quintais e os moradores estão convocados a colocar em frente suas casas os descartes volumosos que acumulam água.

Dados atualizados

Os dados emitidos até na última sexta-feira (24), indicam 242 notificações com 39 casos confirmados e 157 sendo investigados. Os casos vem aumentado significativamente todas as semanas e tem preocupado o município para uma possível epidemia.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.