A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Cidade é tomada em várias partes pela ação de vândalos


Por: Alex Fernandes França
Data: 13/03/2020
  • Compartilhar:

Imagens colhidas pela reportagem mostram o descaso que alguns indivíduos têm pelo patrimônio coletivo. Vandalismo é crime!

                Tema sempre recorrente, o vandalismo tem se tornado cada vez mais rotineiro em Nova Esperança. Envoltos sobre o manto do anonimato e demonstrando total covardia, os vândalos agem livremente, destruindo o patrimônio sejam estes público ou privado.

Assunto sempre recorrente, os sinais de vandalismo podem ser facilmente vistos por vários cantos da cidade de Nova Esperança. Recentemente circulou um vídeo que foi postado em um aplicativo de mensagens onde, alguém simplesmente ignorou o cimento fresco de parte da ciclovia que está sendo construída nas ruas e avenidas da cidade e transitou pelo espaço, ou seja, boa parte do trabalho realizado acabou sendo perdido, gerando ônus para a sociedade que no final das contas é quem acaba pagando a conta em função do desleixo e covardia de alguns.

 E a situação não para por aí. Recém-construído, o ponto de ônibus coberto que fica na saída para os distritos de Barão de Lucena, Ivaitinga e Bairro Bela Vista (PR555 – Rodovia Júlio Zacharias) teve a parte em acrílico pichada em quase sua totalidade. Uma cena que causa indignação por quem frequenta o local. Outra situação vista pela reportagem é a quantidade de lixo despejada no lugar. Os bancos da estação rodoviária, que está passando por reforma, também foram depredados. Placas, lixeiras e as portas de um quiosque da Praça Atílio Olivatti também não passaram incólumes ou seja, foram dilapidados por pessoas que estão longe de poderem  ser chamadas de cidadãos de bem. 

De acordo a Lei Nº 4.717/65, patrimônio público é o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Aquele que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, segundo o Art. 163, Código Penal (Lei Nº 2.848/40), cumprirá pena de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

O vandalismo deve ser repreendido pela sociedade, e denunciar ao ver algum ato ocorrendo é a maneira de auxiliar no combate a esta conduta criminosa, demonstrando assim a consciência necessária para que possamos ter uma cidade com seu patrimônio preservado e livre dos maus tratos. A atitude empregada nos atos de vandalismo simplesmente reflete a falta de respeito, com o patrimônio alheio, seja este público ou particular. Simplesmente sair por aí quebrando, pichando, causando pânico na sociedade para tentar se destacar dos demais é ato que deve ser punido com rigor, impondo uma sanção concernente com os crimes previstos na legislação. A população pode e deve contribuir com as autoridades denunciando quando avistar alguém com atitude suspeita ou casos explícitos de vandalismo.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.