A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

11 das 21 localidades do município de Nova Esperança estão em estado de alerta. Mutirões de limpeza acontecem nesta sexta-feira (30).

 O índice Geral de infestação no município de Nova Esperança está 4.3%. Os números revelam uma elevação na manifestação do Mosquito transmissor, ultrapassando o índice preconizado pelo Ministério da Saúde que estabelece até 1%. A grande preocupação das autoridades de Saúde não é somente pela transmissão do vírus da Dengue e sim pelo mosquito Aedes aegypti, ser também o transmissor do vírus Chikungunya e Zika.

O período mais crítico para o aumento das larvas e desenvolvimento do mosquito destaca-se entre os meses de Dezembro à Março, onde o clima é favorável, com muitas chuvas e calor, porém há que se tomar cuidados o ano todo.

O Município é divido em 21 localidades a exemplo dos bairros onde 11 deles estão em estado de alerta, pois o índice de manifestação excede 12,5%,cuja preocupação se acentua com a chegada do verão, podendo acometer nosso Município com uma Epidemia como no ano de 2015,onde tivemos 1905 casos confirmados de Dengue.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde em Parceria com as Secretarias de Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Infra Estrutura, se reuniram no início de novembro no Gabinete do paço Municipal, onde formalizou o Comitê Gestor intersetorial da Dengue, Chikungunya e Zika, onde definiu em conjunto as ações e estratégias voltadas combate do Mosquito transmissor.

Determinou-se que as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura, realizarão, nesta sexta-feira (30)  mutirões de limpeza nas localidades e distritos Barão de Lucena e Ivaitinga com o índice de infestação do Aedes aegypti  acima de 1% o que é  preconizado pelo MS.

Principais ações:

·         Ações de Educação de Combate com palestras nas escolas realizada pela Equipe de Atenção Primária em Saúde e por Agentes de Combate a Endemias

·         Exibição de vídeos Educativos na sala de espera durante os Plantões no Hospital Municipal

·         Ação Educativa com os grupos assistidos pela Sec. Assistência Social

·         Ações Educativas nas escolas e comunidade

·         Intensificação das notificações e multas de terrenos baldios e localidades com criadouros do mosquito

(Olho) O que fazer para evitar acidentes

Manter o quintal e terrenos baldios limpos, eliminar baratas que é o alimento preferido do escorpião, manter lixo e ralos tampados, evitar plantas com muitas folhagens, examinar roupas e calçados antes de usar, verificar se não há escorpiões nos lençóis e embaixo das camas.

 

Em caso de acidente: lavar o local da picada com água quente e sabão, e procurar imediatamente assistência médica com segurança capturar o animal e levar para que seja feita a identificação na Vigilância Sanitária.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.