Nova Esperança celebra o Dia da Árvore com ação de plantio no Jardim Botânico
Alunos, educadores, autoridades municipais e equipe de manutenção da arborização urbana se unem para preservar o meio ambiente.
Na manhã ensolarada de quinta-feira, 21 de setembro, Nova Esperança se uniu à celebração do Dia da Árvore com uma ação significativa de preservação ambiental. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, organizou o plantio de 28 mudas de araucárias, árvore símbolo do Paraná, dentro do Jardim Botânico da cidade. A iniciativa contou com a participação entusiasmada de alunos, professores, funcionários e autoridades municipais.
Os pequenos estudantes desempenharam um papel central na atividade, acompanhados pela equipe da Prefeitura e autoridades locais. O local escolhido para o plantio tinha uma história interessante, conforme relatado pelo prefeito municipal, Moacir Olivatti. "Havia um brejo aqui, e nas proximidades, vestígios do que um dia foi um lixão. Entre os objetos encontrados, um prato de louça antigo da minha infância, que agora será destinado ao museu municipal", compartilhou o prefeito.
O prefeito também expressou sua gratidão pelo empenho de todos os funcionários envolvidos na recuperação da área, que possibilitou o plantio das mudas. Durante seu discurso, Olivatti fez questão de homenagear pioneiros já falecidos, incluindo Carlos Fucks, relembrando a história da cidade e sua relação com o local onde hoje se situa o Jardim Botânico da cidade.
Além disso, o prefeito destacou a importância da árvore símbolo do Paraná e sua adaptação ao bioma local, enfatizando a necessidade de promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade na comunidade.
Os alunos que participaram da atividade se encantaram com a experiência. Ao todo, 49 estudantes de diferentes escolas estiveram envolvidos no plantio: 24 alunos da Escola Júlio Benatti, acompanhados pelas professoras Isabel Cristina Suliano e auxiliar Jennifer Leopoldino, do 2º ano A; 15 alunos da Escola Vereador Jorge Faneco, acompanhados pela Professora Mary Leia Caieiro, do 2º ano A; 5 alunos da Escola Sabidinho Supremus, do 3º ano A, acompanhados pela Professora Julieli Fernanda Prudente Vieira e 5 alunos do Colégio Coração de Jesus, do 4º ano, acompanhados pela Auxiliar de sala Keniz de Lima.
Na cerimônia de plantio, estiveram presentes, além do Prefeito do Município, Moacir Olivatti, acompanhado pela primeira dama, Fátima Ferrarin Olivatti, os seguintes participantes: Raissa Martins Amadeo, Engenheira Ambiental e Diretora de Meio Ambiente; Gustavo Niimoto, Secretário Municipal de Meio Ambiente. O evento também contou com a presença da dedicada equipe de Manutenção da Arborização Urbana, que ofereceu amplo suporte, incluindo nomes como Paulo Sérgio Furio, Valdevino Felix, Emerson Esteves, Raimundo Antonio Gomes, Astrogildo Camargo, Claudemicio Marcelino da Silva, João Martins dos Santos e o Diretor do Viveiro Municipal, Devair Galani.
Além disso, marcaram presença o Secretário Municipal da Educação, Edno Guandalin, acompanhado de sua esposa e voluntária do Parque, Professora Rachel Guandalin, bem como a Assessora Pedagógica do 4º e 5º ano da Secretaria da Educação, Gisely Silgueiro. Ainda, a equipe contou com a participação da assessora de imprensa da Prefeitura Municipal, Michelle Jorge.
A celebração do Dia da Árvore tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. Essa iniciativa visa incentivar a proteção do meio ambiente e a formação de hábitos que contribuam para a preservação do ecossistema, beneficiando não apenas a natureza, mas também a espécie humana.
A data do Dia da Árvore foi escolhida para anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, que ocorre entre 22 e 23 de setembro, dependendo do ano. Um símbolo importante para essa celebração é o ipê-amarelo, escolhido junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira. Durante os meses de agosto e setembro, as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o Dia da Independência do Brasil.